Fora do alcance de Messi e com um dono improvável: o recorde que Ronaldo busca esta semana | OneFootball

Fora do alcance de Messi e com um dono improvável: o recorde que Ronaldo busca esta semana | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·8 de septiembre de 2025

Fora do alcance de Messi e com um dono improvável: o recorde que Ronaldo busca esta semana

Imagen del artículo:Fora do alcance de Messi e com um dono improvável: o recorde que Ronaldo busca esta semana

Cristiano Ronaldo voltou a brilhar no último sábado, marcando duas vezes na vitória de Portugal sobre a Armênia por 5 a 0. Esse resultado impulsionou Portugal a um bom início nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 e também colocou CR7 muito perto de um novo recorde.

O atacante português alcançou 38 gols por seu país em Eliminatórias. Se somarmos as Eliminatórias pelo mundo, Ronaldo é o segundo com mais gols na história, superando nomes como Miura (27 gols), Dzeko (28), Karim Bagheri (28), Azmoun (29), Luis Suárez (29), Lewandowski (32) e Ali Daei (35).


OneFootball Videos


Recentemente, com os gols diante da Armênia, deixou para trás Lionel Messi, que chegou a 36 tentos em seu último Tango em Buenos Aires pela Argentina. Os dois gols contra o Peru foram os últimos de La Pulga em Eliminatórias, já que Messi não viajou com a delegação argentina para o Equador no jogo que fecha a campanha Albieleste.

Sem Messi pelo caminho, apenas um nome separa Ronaldo do topo dos artilheiros em Eliminatórias - e de mais um recorde na carreira. Trata-se de Carlos Ruíz, ídolo da seleção de Guatemala, que marcou 39 gols.

Portugal apenas começou sua jornada rumo à Copa do Mundo, o que dá uma grande vantagem ao astro português. Faltando apenas um gol, Cristiano ainda tem cinco partidas a disputar, enfrentando alguns dos adversários que já foram suas principais vítimas. Recorde à vista...

Perseguido pelos recordes

"Dedico-me tanto que os recordes são parte de mim. Eu não persigo os recordes. Eles é que me perseguem". Essa frase icônica data de março de 2021. Pois bem, neste caso, Ronaldo é novamente perseguido, com a expectativa de que, mais cedo ou mais tarde, outro recorde seja quebrado.

Isso porque, ao analisar o histórico do goleador contra as seleções adversárias de Portugal nestas Eliminatórias, todas estão em um top8 das que mais sofreram com o faro artilheiro do "Robozão".

Em segundo lugar, está a própria Armênia, que já sofreu sete gols em apenas cinco partidas. Já a Hungria, próxima adversária, sofreu seis gols em seis jogos com CR7. Por fim, a República da Irlanda sofreu quatro gols em cinco partidas.

Analisando mais detalhadamente, o atacante do Al-Nassr marcou seis gols em sete jogos contra essas seleções, apenas em Eliminatórias para a Copa do Mundo. Curiosamente, ele marcou dois gols contra cada uma delas, com destaque para os jogos contra a República da Irlanda e a Hungria, realizados em solo português.

No entanto, se Cristiano Ronaldo quiser terminar esta Data-Fifa isolado no topo da lista, terá que repetir o feito do último jogo em solo húngaro. Na estreia da Eurocopa de 2021, Portugal venceu a Hungria por 3 a 0, em Budapeste. Naquela partida, Ronaldo marcou dois gols, nos minutos finais (42 e 47).

A realidade é que é apenas uma questão de tempo até o capitão português adicionar mais uma conquista à sua longa carreira, mas, até que provem o contrário, é Carlos Ruíz quem ocupa o trono.

"El Pescado", o super-herói justiceiro

Mas afinal, quem é o jogador com mais gols na história das Eliminatórias? Carlos Humberto Ruíz Gutiérrez, nascido em 15 de setembro de 1979 na Cidade da Guatemala, foi um atacante que estreou profissionalmente muito jovem, pelo CDS Municipal.

Mudou-se para os Estados Unidos, onde se destacou em clubes como Los Angeles Galaxy, FC Dallas, Philadelphia Union e DC United. Também teve passagens pelo México, Canadá, Paraguai e Grécia, tornando-se o primeiro jogador guatemalteco a marcar em competições oficiais da Uefa.

Mas é pela seleção guatemalteca que El Pescadito é lembrado como um "super-herói justiceiro", seja dentro ou fora de campo. Aos 33 anos, retornou ao clube que o revelou, onde denunciou publicamente o presidente de uma equipe rival do Municipal, o Coatepeque, por não pagar aos seus jogadores. Também é considerado o maior jogador da história da Guatemala, com um dos seus feitos mais notáveis sendo os 39 gols em 47 partidas nas Eliminatórias. No total, marcou 67 gols em 132 partidas pelo país.

Contudo, Ruíz nunca disputou uma Copa do Mundo, apesar de ter estado muito próximo de fazê-lo. O próprio afirmou que o maior dissabor da carreira foram as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, quando, curiosamente, alcançou sua melhor marca pessoal. Os 10 gols em 14 jogos acabaram sendo insuficientes para a seleção garantir a vaga, pois uma única vitória de Trinidad e Tobago sobre o México encerrou o sonho da repescagem.

Ainda assim, o ex-jogador, agora com 45 anos, sempre se mostrou bastante orgulhoso de liderar esta estatística. Em 19 de dezembro de 2022, após a conquista da Copa do Mundo pela Argentina, ele recorreu às redes sociais para se gabar de seu feito: "Messi é excelente, detém todos os recordes... exceto um." E, na verdade, agora só pode ser superado por Cristiano Ronaldo...

O adeus que deixa o caminho livre

Lionel Messi fez, na semana passada, seu último jogo pela seleção argentina em Eliminatórias. Também marcou dois gols, numa vitória por 3 a 0 sobre a Venezuela. O astro argentino vai se contentar apenas com o terceiro lugar nesta lista...

"Ele fez um esforço enorme e merece um descanso com a família. Terminou muito cansado. Deveria ter saído e não o fez pela emoção do jogo", revelou o técnico Scaloni, em coletiva após o duelo contra o Peru.

Com a equipe já classificada e com apenas uma partida por disputar nestas Eliminatórias, Messi foi mesmo dispensado do jogo contra o Equador.

Depois de ter levantado dúvidas quanto à sua participação na próxima Copa, o atacante do Inter Miami reconheceu que fez seu último jogo em solo argentino. Assim, e apesar de não totalmente confirmado, o mais provável é que Messi não volte a jogar Eliminatórias, o que deixa o caminho totalmente aberto para Cristiano Ronaldo.

Com a aposentadoria da seleção próxima e sem jogos de Eliminatórias no horizonte para o número 10 argentino, a boa forma recente de CR7 - cinco gols nas últimas quatro partidas pela seleção - permite colocar no horizonte mais um recorde.

Nesta terça-feira, contra a Hungria, Ronaldo tem a oportunidade de fazer história mais uma vez, mas o objetivo principal é e sempre será, colocar Portugal na Copa do Mundo de 2026.

Ver detalles de la publicación