Chelsea Fans Brasil
·5 de noviembre de 2025
Forma de Reece James e Romeo Lavia, rotação do elenco e desempenho e favoritismo no confronto: Todas as palavras de Enzo Maresca antes da partida contra o Qarabag pela UEFA Champions League

In partnership with
Yahoo sportsChelsea Fans Brasil
·5 de noviembre de 2025

Enzo Maresca concedeu sua entrevista coletiva antes da viagem ao Azerbaijão para enfrentar a equipe do Qarabag FK pela quarta rodada da UEFA Champions League.
O treinador comentou sobre as ausências do elenco, revelando haver um pequeno problema com Pedro Neto, que não será relacionado para o confronto.
“Sim [Pedro Neto não treinou], não é um problema, apenas um pequeno problema. Então, tentamos protegê-lo. Ele não está envolvido no jogo de amanhã.”
Com muitas partidas, Enzo Maresca tem rodado seu elenco e admitiu que fará uma nova rotação devido à viagem ao Azerbaijão nesta quarta-feira.
“Sim, é um jogo importante porque pode nos dar três vitórias consecutivas na Liga dos Campeões, pode nos dar nove pontos e por isso é muito importante. Com certeza precisamos, novamente, provavelmente precisamos rodar alguns dos jogadores também, porque acho que voltaremos a Londres na quinta-feira de manhã, às seis horas e depois no sábado teremos mais um jogo. Portanto, é um cronograma exigente, mas vamos tentar nos adaptar e fazer o nosso melhor.”
O Qarabag já tem duas vitórias expressivas nesta UEFA Champions League, incluindo uma contra o Benfica.
Enzo Maresca admitiu ter motivos para não subestimar a equipe adversária na competição.
“Absolutamente sim [temos que ser cautelosos]. E também porque eles são uma boa equipe. Eles venceram o Benfica, venceram o Copenhague, estavam vencendo o Bilbao e depois no final perderam. Mas com certeza vai ser um jogo difícil por diferentes razões.”
Já olhando para as próximas rodadas da UEFA Champions League, o Chelsea enfrenta o Barcelona em Stamford Bridge.
Sem Cole Palmer recuperado, Enzo Maresca espera ver o camisa 10 de volta para a partida contra a equipe catalã.
“Esperamos que sim, mas com Cole [Palmer] tentamos planejar, tentamos agendar, você sabe, no início. Então precisamos rever isso. Então, neste momento, vamos dia a dia com Cole. Ele não está fazendo nenhuma sessão com a equipe. E temos Benoit Badiashile que provavelmente pode estar disponível após a pausa internacional e isso é para nós uma grande notícia.” “Para ser honesto, gostaria de ter Cole aqui amanhã. Eu gostaria de ter Cole mais cedo. Eu disse muitas vezes que somos uma equipe melhor com Cole. Infelizmente para nós, ele está fora, está lesionado, mas com certeza o queremos de volta muito em breve.”
Outra baixa na equipe é do jovem português Dario Essugo, que permanece fora após realizar uma cirurgia.
Enzo Maresca revelou ainda não saber quanto tempo o jogador ficará longe dos gramados.
“Não, acho que ele ainda está fora por um tempo, provavelmente, não sei se o ano novo, sei lá, janeiro, dezembro, janeiro. Ainda não tenho certeza, mas já estamos em novembro. Como você disse, sim, Moi [Caicedo] está indo bem. Temos também Romeo [Lavia] que está cobrindo essa posição. Temos Andrey Santos que está cobrindo essa posição. Em algum momento, usaremos também, sei lá, Josh [Acheampong], usaremos Reece [James]. Tentamos, como sempre dissemos, tentamos encontrar uma solução quando sentimos falta dos jogadores.”
Enzo Maresca revelou seus pensamentos sobre a equipe do Qarabag nesta temporada, admitindo ser uma equipe de grande qualidade, especialmente jogando dentro de sua casa.
“Sim, como equipe, para ser honesto, eles são uma equipe muito boa. Eles são uma equipe muito intensa. A maneira como eles pressionam, a maneira como trabalham juntos como uma equipe, você pode ver que são muitos, muitos anos que eles trabalham com o mesmo treinador. E então, especialmente em casa, eles são mais intensos. E como eu disse, vai ser difícil.”
Filip Jorgensen foi titular contra o Wolves na League Cup e, apesar dos gols sofridos, Enzo Maresca disse que o arqueiro poderia ser uma opção para enfrentar o Qarabag nesta quarta.
“Ele poderia ser uma opção, sim. Pode ser uma opção também porque precisamos também de ambos os ‘goleiros prontos’. E no final, precisamos lidar ou tratar com Robert [Sanchez] também da mesma maneira. Tentamos lidar com coisas diferentes.” “Também é verdade que acho que Robert chegou novamente e estava jogando desde o início desde o dia em que chegou aqui. Eu sinto que é um pouco diferente. Ele chegou aqui e se juntou ao nosso clube sabendo que Robert era a escolha número um.” “Mas no ano passado, ele estava jogando todos os jogos da Conference LEague. Nós o usamos na Premier League, nós o usamos nas diferentes competições. E ele está indo bem nesta temporada. Não é fácil para os jogadores em geral, mas é ainda pior para os goleiros quando você não joga e tem que jogar algum jogo porque é muito difícil para um goleiro.”
Reece James tem conseguido atuar com maior regularidade nesta temporada, ficando longe das lesões.
Enzo Maresca confirmou que o capitão da equipe está saudável e 100% em forma para entrar em campo nesta quarta-feira.
“Reece [James] está bem, ele está indo bem e está 100% em forma. A maneira como ele se comporta em todos os jogos é excelente. Mesmo quando ele não está jogando, dentro do vestiário, como acontece com seus companheiros de equipe. Agora, sim, acho que ele vai jogar três jogos em uma semana.” “Também depende, eu disse muitas vezes, também depende da maneira como usamos Reece. Nós não o usamos para para defender e atacar. É um grande trabalho para ele, para Malo [Gusto], para qualquer lateral continuar a fazendo isso. Usamos o lateral de uma maneira diferente. Provavelmente também o protegemos e salvamos na maneira como tentamos jogar. Acho que ele está pronto para jogar três jogos em uma semana.”
O Chelsea pode chegar aos nove pontos nesta fase de Liga da UEFA Champions League. No entanto Enzo Maresca acredita que a pontuação para se garantir na próxima fase ainda será mais alta.
“Não faço ideia. O último ano, eu acho, foi 15 ou 16. Provavelmente você precisa dos mesmos pontos e estamos muito longe no momento.”
O Chelsea viajou apenas após a conferência de imprensa, e questionado sobre o motivo de ainda não ter viajado para Baku, Enzo Maresca disse:
“Não, é também por causa do calendário, por causa da quantidade de jogos que usamos ontem para nos recuperar após o jogo contra o Tottenham. Era importante estar em nossas instalações, usar nossas instalações para todo o tratamento que os jogadores precisam.” “Provavelmente, se você for lá, não terá exatamente o mesmo. Tentamos, como você disse, tentar equilibrar as duas situações. Estar pronto para o jogo, recuperar toda a energia, sabendo que o voo, as quatro horas pela frente, esse tipo de coisa, principalmente quando chegarmos aqui. Chegaremos aqui na quinta-feira de manhã, às seis horas da manhã. Temos um jogo depois de sábado à tarde, sábado à noite. Mas é o cronograma e vamos tentar nos adaptar.”
Após cumprir suspensão por sua expulsão contra o Wolves, Liam Delap está novamente disponível para entrar em campo e Maresca confirmou seu retorno.
“Sim, Liam [Delap] está de volta. Ele é um jogador importante para nós. Ele é uma opção para amanhã. Já disse muitas vezes que não tenho dúvidas de que, no final da temporada, ficaremos muito felizes com Liam em termos de gols, também em termos da maneira como ele trabalha com a bola, quão intenso ele é quando precisamos pressionar. Então, sem dúvida, isso vai nos ajudar.”
Enzo Maresca também falou sobre a importância de manter o bom nível quando se é favorito contra adversários como o Qarabag.
“Não acho que se trate de ser o favorito. É a maneira como tentamos lidar com todos os detalhes do jogo. Qarabag, acabei de dizer, eles venceram dois ou três jogos como nós na Premier League. Eles também estavam ganhando o outro e depois no final perderam. É uma equipe muito boa. Organizado, bem organizado. A maneira como eles pressionam, a maneira como são intensos. Então, vai ser um jogo difícil.”
Romeo Lavia tem estado disponível nas últimas partidas, entrando como opção para Enzo Maresca.
O treinador confirmou que o jogador belga está em forma, e este é o objetivo para a temporada.
“O principal objetivo de Romeo [Lavia] agora é estar em forma, ele não se machucar. Para mim, neste momento, Romeo é onde Reece estava mais ou menos um ano atrás em termos de volta depois de muito tempo.” “Precisamos gerenciá-lo a cada minuto, a cada dia, a cada segundo. E o objetivo com ele é apenas mantê-lo em forma. Então, ele está treinando conosco. Ele está bem. Ele está 100% em forma, mas precisamos ter muito cuidado com ele porque não queremos que ele saia novamente e, finalmente, ele pode gostar de ser um jogador de futebol.” “No jogo contra o Forest, planejamos para ele 45 minutos. Então contra o Ajax, acho que ele jogou uma hora, 70 minutos. Outro dia contra o Tottenham, quando ele estava em campo, ele foi muito bom. Estamos felizes com Romeo.” “Estamos felizes com a maneira como ele está progredindo. E a única coisa que queremos é mantê-lo em forma. Então, eu gostaria de ter Romeo sempre dentro do campo. Mas é meu dever tentar protegê-lo também.”









































