Portal dos Dragões
·31 de octubre de 2025
Fortaleza inviolável: Farioli mantém defesa do FC Porto impenetrável no Dragão

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·31 de octubre de 2025

Francesco Farioli entrou no FC Porto com a reputação, entre outras características, de conseguir garantir solidez defensiva – tinha terminado os campeonatos francês e neerlandês, ao serviço do Nice e do Ajax, com as melhores linhas defensivas. Ao assumir uma equipa que se tinha mostrado permeável na temporada anterior, o treinador, de 36 anos, começou por reforçar a retaguarda, apostando no centro da defesa, primeiro com Bednarek e depois com Kiwior, uma dupla polaca com vasta experiência internacional.
Os resultados aparecem rapidamente: após quatro encontros no Estádio do Dragão, para a Liga Betclic, o FC Porto é a única formação entre os 40 primeiros campeonatos do ranking da UEFA que ainda não sofreu qualquer golo em casa. Para encontrar um registo semelhante é necessário descer até ao campeonato maltês – 42.º lugar – e ver o Birkirkara, que também não foi batido nas três partidas disputadas no seu reduto.
Muralha quase intransponível
O Dragão voltou a transformar-se numa fortaleza onde os adversários não só não marcam como raramente criam situações de verdadeiro perigo junto da baliza de Diogo Costa. Nos quatro encontros caseiros do campeonato, o adversário que mais incomodou foi o V. Guimarães, que rematou cerca de uma dezena de vezes, mas apenas duas dessas tentativas foram enquadradas.
O Casa Pia não conseguiu preocupar Diogo Costa, o Nacional testou o guardião portista apenas numa ocasião e o Benfica registou igualmente apenas um remate enquadrado – por Sudakov, de fácil resolução. A melhor situação para o clube da Luz acabou por ser um quase auto‑golo de Kiwior. Farioli ergueu, no Dragão, uma muralha praticamente inultrapassável.
O Sp. Braga é o próximo a tentar furar essa defesa, um adversário cujos argumentos Francesco Farioli pôde observar presencialmente na quarta‑feira, quando os arsenalistas golearam (5-0) o Santa Clara, na Taça da Liga. Os minhotos procurarão marcar no Estádio do Dragão – algo que, no campeonato, não se verifica desde 2 de maio deste ano. Como o jogo com o Sp. Braga está marcado para 2 de novembro, nesse dia completar‑se‑ão seis meses desde o último golo sofrido em casa, apontado pelo Moreirense através de Yan Lincon.
En vivo









































