Portal dos Dragões
·3 de noviembre de 2025
FourFourTwo compara Rodrigo Mora a David Silva: “Um craque”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·3 de noviembre de 2025

Rodrigo Mora é o destaque da mais recente edição da rubrica ‘The Boy’s A Bit Special’ (‘O Rapaz é um Pouco Especial’, em português), da conceituada revista britânica FourFourTwo, que mensalmente aponta os jovens jogadores que mais se têm evidenciado no futebol mundial.
A revista recorda que, com apenas 1,68 m e 18 anos, Mora já foi “içado como uma marioneta pelo companheiro de equipa, Samu Aghehowa”, de 1,93 m, para salientar que “o tamanho desempenha um grande papel” na sua forma de jogar: “O talento de Mora é tal que raramente precisa de envolver-se nas partes mais indústrias do jogo”.
“Desde tenra idade, o adolescente superou seus pares com capacidade técnica e olho para o passe. Não há maior prova disso do que as suas exibições, no plano internacional jovem. Ele destacou-se nos sub-15, nos sub-16, nos sub-17 e, agora, nos sub-21, tendo saltado diversos grupos etários graças a uma brilhante primeira campanha sénior”, pode ler-se.
“Em particular, o rendimento de Mora no Campeonato da Europa de sub-17, em 2024, valeu-lhe a Bola de Ouro. Ele marcou cinco golos e assinou duas assistências na caminhada rumo à derrota na final, perante Itália. E, na época anterior, Mora terminou como melhor marcador conjunto, na UEFA Youth League, marcando sete golos, até o FC Porto ser eliminado, nos penáltis, nas meias finais”, acrescenta a peça.
A publicação vai mais longe e coloca mesmo Mora como forte candidato a receber uma chamada do espanhol Roberto Martínez para a equipa principal de Portugal no Mundial de 2026, apesar das dificuldades em convencer o italiano Francesco Farioli no FC Porto.
“Mantendo a mesma veia, durante 2025/26, ele tem uma real oportunidade de fazer parte da equipa, para o Mundial. Em vários sentidos, Mora é um regresso ao arquétipo de número 10 europeu – baixo e escorregadio, evidenciando fluidez, madeixas ruivas, recebendo a bola entre linhas, escapando e fintando através da pressão”, pode ler-se na análise.
“Se um futebolista pudesse, literalmente, driblar por entre as pernas de jogadores adversários, Mora seria, porventura, o mais próximo de conseguir fazê-lo. Equilíbrio e compostura no último terço é tudo aquilo que ele é. Mora é alarmantemente activo em espaços atacantes e quase imediatamente torna-se num ponto de contacto para os seus companheiros de equipa do FC Porto, dentro da área”, prossegue o texto.
“Nas zonas de perigo, o jogador de 18 anos de idade é um jogador completo, abençoado com confiança em abundância. Com ar de rapaz, uma capacidade ao nível de um caranguejo de proteger a posse em espaços apertados, capaz de jogar com ambos os pés e uma semelhança estilística a David Silva, Mora é – tal como dizem em português – um craque”, conclui a peça.
De recordar que, até ao momento da presente temporada 2025/26, Rodrigo Mora contabiliza 12 partidas pelo FC Porto e dois golos, tendo apontado o mais recente na vitória por 2-1 sobre o Sporting de Braga, em parceria com Samu Aghehowa.
:









































