Zerozero
·19 de noviembre de 2025
FPF e Liga Portugal anunciam alterações no protocolo: impacto financeiro superior a 2,3 milhões de euros

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·19 de noviembre de 2025

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portugal anunciaram, esta quarta-feira, que chegaram a acordo para rever algumas cláusulas do protocolo assinado a 6 de maio do ano passado, válido entre 2024 e 2028.
No âmbito da colaboração contínua entre as duas entidades e com o objetivo de proteger os interesses do futebol nacional, as mudanças agora definidas representam um impacto financeiro superior a 2,3 milhões de euros a favor da Liga e dos clubes profissionais, entrando em vigor na época 2025/26.
A FPF comprometeu-se a reduzir, para essa temporada, os valores relativos às quotas de inscrição e transferência de jogadores, bem como os encargos associados aos serviços administrativos e de recursos humanos afetos ao funcionamento das secções profissionais do Conselho de Disciplina e do Conselho de Arbitragem, aplicando os montantes mais baixos utilizados na época anterior - aproximadamente 175 mil euros.
Ficou igualmente acordado que a FPF não irá repercutir no futebol profissional os custos dos investimentos realizados para melhorar e certificar as infraestruturas necessárias ao sistema de vídeoarbitragem — incluindo intervenções nos estádios da Primeira e Segunda Liga e na Cidade do Futebol — que ultrapassam 1,1 milhões de euros. Paralelamente, a Federação destinará 1 milhão de euros, através de um fundo de apoio, ao reforço das infraestruturas desportivas dos clubes que participam nas competições profissionais.
As duas organizações reafirmaram ainda o compromisso de continuar a colaborar para promover o desenvolvimento e a valorização do futebol português, nomeadamente através da rápida conclusão da renegociação do contrato que as une.









































