FPF garante presença do Corinthians na Copinha em meio à exclusão do clube do MCF | OneFootball

FPF garante presença do Corinthians na Copinha em meio à exclusão do clube do MCF | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·15 de noviembre de 2025

FPF garante presença do Corinthians na Copinha em meio à exclusão do clube do MCF

Imagen del artículo:FPF garante presença do Corinthians na Copinha em meio à exclusão do clube do MCF
  1. Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

Nos últimos dias, surgiram especulações de que o Corinthians pudesse ficar de fora da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026 em meio à exclusão do clube no Movimento dos Clubes Formadores do Brasil (MCFB), que aconteceu em janeiro deste ano. Além disso, foi especulado que algumas equipes pudessem ‘boicotar’ o torneio caso o Alvinegro fosse mantido entre os participantes.

No entanto, de acordo com a informação da Gazeta Esportiva e confirmada pela Central do Timão em contato com uma fonte da diretoria, o Corinthians trata o tema internamente com tranquilidade e não teme uma eventual não participação na competição, isso porque a Federação Paulista de Futebol (FPF), que organiza o torneio, bancou a presença do Alvinegro mesmo com pressão de outros times.


OneFootball Videos


Imagen del artículo:FPF garante presença do Corinthians na Copinha em meio à exclusão do clube do MCF

Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

O Corinthians foi expulso do Movimentos dos Clubes Formadores doo Brasil (MCFB) no início deste ano ao ser acusado pelo Palmeiras de aliciar o atacante Pedro Morelli, de 15 anos, que pertencia à base do Alviverde e já teve passagem pelo Parque São Jorge anteriormente.

Na época, o Palmeiras, representado pelo diretor de sua base, João Paulo Sampaio, que também é presidente do Conselho de Ética do MCF, solicitou a exclusão do Corinthians do movimento. O grupo citado consiste em um acordo de cavalheiros entre alguns clubes em relação ao não aliciamento de atletas entre eles.

O Corinthians, ao ser expulso do movimento, se vê vulnerável, uma vez que pode deixar de disputar as principais competições de base do futebol brasileiro e perder atletas de suas categorias inferiores com maior facilidade. Na época do imbróglio, o diretor da base na ocasião, Claudinei Alves, negou os fatos e afirmou que o clube tinha um dossiê em mãos para comprovar os fatos.

A Central do Timão soube que, recentemente, o presidente Osmar Stabile esteve na sede da Federação Paulista para tratar sobre o tema e segue tentando o diálogo para retomar ao Movimento dos Clubes Formadores. Uma fonte da diretoria da base corinthiana confirmou à reportagem da Central do Timão a existência do dossiê citado nesta matéria.

O Alvinegro é o maior campeão da Copinha com 11 títulos e disputou as duas últimas finais do torneio, em 2024 e 2025. Na primeira, bateu o Cruzeiro por 1 x 0 e, neste ano, foi superado pelo São Paulo pelo placar de 3 x 2. Atualmente, a base do Corinthians é liderada pelo diretor-geral, Carlos Robert Aurrichio (Nenê do Posto), e pelo executivo Erasmo Darmiani, executivo de futebol do departamento.

Veja Mais:

Imagen del artículo:FPF garante presença do Corinthians na Copinha em meio à exclusão do clube do MCF

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Ver detalles de la publicación