Galo contrata Paulo Bracks para o cargo de CSO do futebol | OneFootball

Galo contrata Paulo Bracks para o cargo de CSO do futebol | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Clube Atlético Mineiro

Clube Atlético Mineiro

·23 de enero de 2025

Galo contrata Paulo Bracks para o cargo de CSO do futebol

Imagen del artículo:Galo contrata Paulo Bracks para o cargo de CSO do futebol

O Galo comunica a chegada de Paulo Bracks para ocupar o cargo de CSO (Chief Sports Officer) do Clube, sendo o responsável pelo comando de todo o departamento de futebol do Atlético, incluindo o profissional, as categorias de base e o time feminino.

Paulo Henrique Bracks Duarte é natural de Belo Horizonte (MG) e tem 43 anos. Ele será apresentado oficialmente em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (24/1), no auditório da Sede de Lourdes.


OneFootball Videos


O profissional chega para a função com vasta experiência em cargos de diretoria em clubes brasileiros, com trajetórias no América-MG, Internacional de Porto Alegre, Vasco da Gama e, mais recentemente, no Santos.

Currículo – Paulo Bracks é advogado especialista em direito desportivo, tendo atuado como auditor do STJD entre 2008 e 2014, diretor de competições da FMF de 2014 a 2017, e professor da CBF Academy desde 2010.

Sua carreira nos clubes começou no América-MG, em janeiro de 2018, como diretor de futebol das categorias de base e do futebol feminino. Posteriormente, foi alçado ao cargo de diretor executivo de futebol profissional, em 2019, ficando por mais duas temporadas. Em 2020, o Coelho alcançou a sua melhor campanha na Copa do Brasil, chegando à semifinal, além de ter permanecido na Série A, nos anos seguintes, também de forma inédita.

O trabalho de Paulo Brack no América o credenciou a ser contratado como diretor de futebol profissional e de transição do Internacional, onde permaneceu também por três temporadas – 2020, 2021 e 2022. Nesse período, o Colorado foi vice-campeão brasileiro, em 2020, e Campeão Brasileiro Sub-20, em 2021. Fora de campo, houve a maior venda da história do Inter – Yuri Alberto, para o Zenit, por 25 milhões de euros -, além de o Clube ter tido o primeiro superávit orçamentário, após anos de déficit.

Paulo Bracks foi diretamente responsável por iniciar o departamento de ciência de dados dentro da análise de mercado no Internacional, área na qual o Galo é vanguardista no futebol brasileiro, através do CIGA, que ficará dentro do guarda-chuva de atuação do CSO alvinegro.

No Rio de Janeiro, Paulo Bracks foi o primeiro executivo contratado pela SAF do Vasco, quando o clube lutava para retornar à Série A, conseguindo o acesso após dois anos na Série B. No ano seguinte, Bracks reformulou o elenco e trouxe jogadores que são protagonistas do Vasco, entre eles o goleiro Léo Jardim, o lateral Lucas Piton, o volante Gary Medel, o meia francês Dimitri Payet e o atacante argentino Pablo Vegetti.

Nesse período, o clube carioca também realizou vendas importantes de atletas, com cifras altas, como Andrey, Pedro Raul, Eguinaldo e Gabriel Pec.

O último desafio de Paulo Bracks antes do Atlético foi no Santos, com a missão de retornar o clube para a elite do futebol brasileiro. Como CEO do Futebol, Bracks chegou ao time paulista com o Peixe fora do G-4 da Série B, e, no fim, houve o acesso com o título. Ele também foi o responsável pelas áreas de Finanças, Marketing e Jurídica, e era um dos encarregados pelo contrato da Nova Vila Belmiro, em discussão com a empresa WTorre.

Especializações – Paulo Bracks carrega importantes participações em cursos e seminários sobre gestão de futebol, sendo membro da associação dos diretores desportivos da Europa, e único representante de clube brasileiro no Diploma de Gestão em Futebol da UEFA (CFM). Tem licença da CBF como gestor de futebol e analista de desempenho, e é gestor técnico em futebol pela Universidade do Futebol.

Siga o Galo nas redes sociais: @atletico

  • Youtube
  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • Blue Sky
  • Flickr
  • Threads
Ver detalles de la publicación