Leonino
·14 de octubre de 2025
Geny marca na vitória de Moçambique, mas jogador do Sporting não tem motivos para sorrir

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·14 de octubre de 2025
A seleção de Moçambique venceu a Somália por 1-0 com o golo de Geny Catamo, esta terça-feira, dia 14 de outubro. O jogador do Sporting esteve em destaque, mas o pupilo de Rui Borges não vai marcar presença no próximo Campeonato do Mundo de 2026.
O jogo ficou decidido logo ao minuto 6. Bruno Langa cruzou, o guarda-redes Mohamud saiu de forma disparatada e, sem o guardião na baliza, Catamo - que pode sair em janeiro - finalizou para o 1-0 final. Este resultado permitiu à seleção moçambicana chegar aos mesmos 15 pontos do que o Uganda, segundo classificado, mas termina assim a qualificação no terceiro posto.
Na outra partida, ainda assim, o Uganda saiu derrotado (2-1) pela Argélia. Steven Mukwala abriu o marcador logo aos nove minutos de jogo a favor do Uganda. A resposta da Argélia sugeriria apenas nos minutos finais da partida. Amoura restabeleceu o empate (81') através de uma grande penalidade. Já em tempo de compensação, o avançado do Wolfsburg foi decisivo, novamente de penálti, e fez o golo da vitória (90+9').
A equipa orientada por Conde Chiquinho concluiu a qualificação na terceira posição do Grupo G, com os mesmos pontos de Uganda, que irá disputar uma eliminatória a valer uma vaga no Mundial 2026. A diferença de golos (marcou os mesmos 14, mas sofreu mais 8), não permitiu que os Mambas alcançassem o segundo posto.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já oito partidas. Nos 404 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto ainda não conseguiu apontar qualquer golo ou assistência na conta pessoal.