oGol.com.br
·28 de septiembre de 2025
Grêmio bate o Vitória, volta a somar três pontos na Arena e pega o elevador no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·28 de septiembre de 2025
O Grêmio ampliou a sua sequência positiva na temporada e voltou a vencer na Arena pelo Brasileirão após dois meses. Neste domingo, o Imortal contou com as opções do banco de reservas e superou o Vitória por 3 a 1.
O terceiro jogo sem perder no Brasileirão fez o time gaúcho pegar o elevador e pular da 12ª posição para a oitava, com 32 pontos. O Vitória continuou sem vencer longe de casa e na primeira partida sob o comando de Jair Ventura permaneceu em 18°, com 22.
O Grêmio aproveitou o fator mandante e começou a partida com o controle das ações ofensivas. O Imortal ocupou o campo de ataque e recuou o Vitória, mas voltou a sofrer com as dificuldades de construir chances.
Logo cedo, o time gaúcho sofreu um prejuízo ainda maior no seu setor criativo e perdeu Willian, que precisou ser substituído após pancada no pé. A entrada de Alysson Edward ofereceu velocidade pelo lado direito, mas não resolveu a falta de oportunidades.
Na estreia do técnico Jair Ventura, o Vitória suportou o domínio inicial dos donos da casa e levou mais perigo nas transições rápidas. Na primeira, Aitor Cantalapiedra recebeu lançamento pelo meio, encheu o pé e parou em Gabriel Grando. Em seguida, Renato Kayzer cruzou para o espanhol, de frente para o gol e sem marcação, perdendo uma chance incrível.
O Rubro-Negro cresceu, apesar do desperdício, e diminuiu o volume do Grêmio na posse de bola. Somente na reta final do primeiro tempo, o time gaúcho voltou a imprimir intensidade e, desta vez, com arremates perigosos. Aos 32, André Henrique aproveitou bate-rebate e arriscou da entrada da área para a primeira defesa de Lucas Arcanjo.
O lance embalou o time de Mano Menezes nos minutos finais do primeiro tempo. Cristian Pavón levou perigo em falta, Alysson quase marcou em cruzamento na área, mas o gol do alívio veio com a ajuda de uma cobrança de lateral. Aos 46, Marcos Rocha cobrou lateral na área, Edenilson obrigou grande defesa de Arcanjo e André Henrique estufou as redes no rebote.
Na volta do intervalo, o Vitória correu atrás do prejuízo sofrido nos acréscimos e aproveitou a postura reativa do Grêmio para castigar o Imortal cedo. Aos quatro minutos, a defesa cortou parcialmente cruzamento na área e Aitor aproveitou o rebote para empatar o placar.
A igualdade devolveu a responsabilidade ao Grêmio, que precisou correr novamente atrás do placar. Pressionado pelos erros de Pavón e pelas vaias das arquibancadas, Mano Menezes substituiu o argentino e Edenílson para promover as entradas de Francis Amuzu e Cristaldo.
A dupla de estrangeiros renovou o ímpeto do Grêmio e ofereceu novas características no setor ofensivo. De volta ao campo de ataque, o time gaúcho contou com mais uma jogada iniciada pela experiência de Marcos Rocha e resolvida com as opções do banco de reservas.
Após roubada de bola do lateral direito, Franco Cristaldo recebeu com espaço pelo meio e serviu na medida para Amuzu. O belga entrou livre pela esquerda e tocou por baixo de Arcanjo, recolocando o Grêmio em vantagem.
Além de marcar o gol que devolveu a liderança no placar, Amuzu se tornou a principal arma de escape do Grêmio pelo corredor esquerdo. O Vitória tentou novamente ir atrás do empate, mas ofereceu pouco perigo à defesa gremista e viu a desvantagem aumentar no fim.
Em mais uma escapada pela esquerda, Amuzu ganhou pela ponta, cruzou na área e Aravena, outra opção do banco de reservas, girou dentro da área para selar a vitória do Grêmio.
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo