Papo na Colina
·20 de mayo de 2025
Histórico de Fernando Diniz pode fazer Vasco lapidar joias; entenda

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·20 de mayo de 2025
Com o retorno de Fernando Diniz ao comando técnico, o Vasco ganha mais do que um treinador com ideias ofensivas e ousadia tática. Ganha também alguém que acredita, aposta e desenvolve os talentos da base — uma característica que pode recolocar São Januário como uma das maiores vitrines formadoras do Brasil.
Em clubes como Fluminense, São Paulo, Santos e Athletico-PR, Diniz foi responsável por dar as primeiras chances a nomes que hoje brilham na Europa, como André, Gabriel Sara, Bruno Guimarães e Antony. No Fluminense, por exemplo, foram 23 jogadores formados em Xerém utilizados como titulares — incluindo John Kennedy, decisivo na Libertadores, e o próprio André, um dos pilares da equipe campeã continental.
E esse olhar especial para a base já começou a dar frutos no Vasco. Em apenas dois jogos desde sua volta, Rayan e Luiz Gustavo, crias do clube, já foram titulares. Diniz tem demonstrado atenção especial aos dois e rasgou elogios ao jovem atacante após o empate contra o Fortaleza:
– Para mim, ele tem um potencial gigantesco. Na minha cabeça, ele tem um futuro brilhante.
Além disso, mesmo antes de ser anunciado, o treinador já assistia aos jogos da base vascaína — incluindo a campanha do título da Copa do Brasil Sub-17 — e mantém contato direto com Felipe sobre os atletas em formação.
Durante sua primeira passagem em 2021, Diniz deu oportunidades a sete jogadores formados no Vasco, como Bruno Gomes, Ricardo Graça e Riquelme. Agora, com tempo e respaldo, a expectativa é que esse número cresça ainda mais.
Fernando Diniz comemora a vitória do Vasco sobre o Fortaelza — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Vasco, celeiro de craques
A formação de jogadores sempre foi um dos pilares da história vascaína. De Roberto Dinamite a Philippe Coutinho, passando por Douglas Luiz, Paulinho e Andrey Santos, o clube tem tradição em revelar talentos — e com Diniz, esse DNA formador pode ser potencializado como nunca.
O próximo desafio do técnico será nesta terça-feira, em São Januário, contra o Operário-PR, pela Copa do Brasil. E quem sabe não seja mais uma chance para uma nova joia brilhar?
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News