Zerozero
·27 de noviembre de 2025
HISTÓRICO: Portugal é campeão mundial sub-17!

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·27 de noviembre de 2025

Mais um marco português na história do futebol! Portugal bateu a Áustria por 1-0 e é campeão mundial em sub-17. Esta foi a primeira vez que a equipa das quinas conseguiu tal feito. Aliás, a última vez que a seleção lusa havia ganho um mundial... foi em 1991 - há 34 anos - no escalão de sub-20!
Com ótimos sinais de maturidade, os pupilos de Bino Maçães souberam dominar a partida com posse de bola, excetuando algumas distrações que causaram contra-ataques adversários. Nada que a defensiva lusitana não conseguisse neutralizar. José Neto, pela esquerda, proporcionou várias incursões, desequilibrando as hostes adversárias.
Ora, à passagem da meia hora, eis que os portugueses conseguiram mesmo inaugurar o marcador aos 34 minutos. Mateus Mide, com um passe mágico, encontrou Duarte Cunha pela direita e o extremo serviu Anísio Cabral, que só teve mesmo de encostar e correr para o festejo.
Pouco mais a registar no primeiro período, que viu Portugal a gerir a posse de bola com relativa calma, sem grandes problemas. Na segunda metade, os austríacos entraram com vontade de pressionar e rematar, pondo Romário Cunha à prova por um par de vezes.
Nos minutos finais, a equipa orientada por Hermann Stadler criou vários lances de enorme perigo junto da baliza contrária, mas não encontrou a eficácia que necessitava. Para gaúdio de Portugal, o apito final chegou e a consagração também, para juntar ao Campeonato da Europa arrecadado há uma série de meses!

Onze do Portugal:
Romário Cunha, José Neto, Daniel Banjaqui, Martim Chelmik, Mauro Furtado, Bernardo Lima, Rafael Quintas, Stevan Manuel, Anísio Cabral, Mateus Mide, Duarte Cunha

Onze do Áustria:
Daniel Posch, Florian Hofmann, Rafael Feldinger, Jakob Pokorny, Ifeanyi Ndukwe, Johannes Moser, Luca Weinhandl, Nicolas Jozepovic, Vasilije Markovic, Hasan Deshihsku, Jakob Werner
1':

Começou a partida
6':

A turma portuguesa, nestes primeiros cinco, tem-se mostrado capaz de invadir a área austríaca, conseguindo ganhar algum ascendente sobre os adversários
13':

Duarte Cunha ia fazendo golo, após atrapalhação entre um defesa e o guarda-redes da Áustria, mas é assinalada falta, por carga nas costas
14':

Áustria: Hasan Deshihsku
quase abria o marcador, mas Romário Cunha, com uma ENORME mancha, para o remate. Logo a seguir, Rafael Quintas consegue bloquear a recarga
28':

Jogo numa fase de pouca clarividência, registando muitas perdas de bola e menos futebol juntos às balizas
32':

GOLO Portugal! Anísio Cabral marca
Anísio Cabral marca o seu 7º golo na prova (8 jogos)
PORTUGAL ABRE O MARCADOR! Mateus Mide, com um passe mágico, abre para Duarte Cunha e o extremo serve Anísio Cabral, que só teve de encostar à boca da baliza!
34':

VAR analisa:
possível fora de jogo de Anísio
39':

Por esta altura, Portugal está a aproveitar para segurar a bola
46':

Primeira parte muito positiva por parte da turma portuguesa, que, para além de se ter adiantado no marcador, também tem sabido dominar as incidências. A equipa de Bino Maçães parece claramente mais madura e preparada que os adversários. Ainda assim, há todo um segundo tempo para gerir.
62':

Portugal continua a dominar a posse de bola, sempre com muito critério
62':

Portugal: Mateus Mide
, de forma surpreendente, aparece no centro da área para responder a um cruzamento de Anísio, mas erra o alvo. Excelente oportunidade!
68':

Portugal: José Neto
, após uma carambola, aparece solto à esquerda, remata, mas não consegue dar a direção necessária
82':

Áustria: Ifeanyi Ndukwe
cabeceia de cima para baixo e cria enorme sensação de perigo! Valeu um toque essencial de Romário Cunha
86':

Daniel Frauscher (Áustria) remata ao poste!!!
Enorme perigo junto da baliza portuguesa, o austríaco ia fazendo golo no primeiro toque na bola
90 +4':

Falta muito pouco para Portugal ser campeão mundial!
90 +6':

O árbitro apita para o final da partida
Fim de Jogo:

PORTUGAL É CAMPEÃO DO MUNDO SUB-17!
Fim de Jogo:

A equipa de Bino Maçães manteve a maturidade apresentada na primeira parte e, apesar da alguma pressão adversária, conseguiu agarrar este resultado absolutamente histórico!
Melhor em campo:

Duarte Cunha (POR) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Foi muito dinâmico pela esquerda, conseguiu abrir a lata e assistiu Anísio para o único golo desta partida. Excelente exibição do atleta do FC Porto!


En vivo


En vivo


En vivo


En vivo


En vivo


En vivo


En vivo


En vivo


En vivo


En vivo


En vivo



















