MundoBola Flamengo
·28 de noviembre de 2025
Ídolo de Flamengo e Palmeiras, Júnior Baiano abre o jogo sobre torcida para final da Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·28 de noviembre de 2025

Com história marcante por Flamengo e Palmeiras, Júnior Baiano afirmou que está “em cima do muro” sobre quem deve levantar a taça da Libertadores neste sábado (29). O ex-defensor ressaltou seu vínculo com o Flamengo, onde foi revelado, mas lembra dos anos vitoriosos no Palmeiras. Por isso, não consegue escolher um lado na grande final no Monumental de Lima.
"Sou Flamengo desde criança, torcedor, tive a chance de começar a carreira no Flamengo, clube que me projetou. Mas o Palmeiras foi diferente. Uma época que sonhava em ter títulos internacionais. Ganhamos a antiga Mercosul, e depois a Libertadores. O Palmeiras é minha paixão, meu amor também. Todo mundo me pergunta, mas estou em cima do muro, eles que se virem", disse Junior ao 'UOL'.
Mesmo neutro na torcida, Junior Baiano não deixou de avaliar o momento de Flamengo e Palmeiras antes da decisão. Ele entende que o Fla vive uma melhor fase e tem um elenco superior, mas precisa ficar atento ao time de Abel Ferreira. O ex-defensor revelou grande admiração pelo treinador palmeirense.
"Sou muito fã do Abel, ele é um treinador acima da média. O que ele está fazendo no Palmeiras poucos treinadores fizeram. Manter o nível de foco, de pegada, sai jogador, chega jogador, e o nível não cai. É difícil. Vai ser muito complicado para o Flamengo, eles têm um melhor elenco, mas esse Palmeiras não desiste",
"Se o Fla sair na frente, tem chances de ganhar o jogo, mas esse grupo com o Abel você não pode dar mole porque a molecada corre pra caramba. O Fla tem que abrir o olho e sair na frente para ter mais chances de ganhar o jogo", acrescentou.
Cria da Gávea, Júnior Baiano disputou 337 partidas em quatro passagens pelo Flamengo e ocupa o posto de zagueiro com mais gols pelo clube: 32. O defensor conquistou Copa do Brasil, Brasileirão e dois Cariocas.
No Palmeiras, chegou em 1998 como um dos pilares do projeto que rendeu a Libertadores de 1999, torneio no qual foi artilheiro da equipe com cinco gols. Ao todo, disputou 72 partidas e marcou 16 gols pelo Alviverde.
Na manhã desta sexta-feira (28), Abel Ferreira e Filipe Luís vão comandar as últimas sessões de treinamento antes da decisão. O treinador palmeirense já indicou qual deve ser o time titular ao poupar a escalação no Brasileiro, enquanto o rubro-negro mantém dúvidas no 11 inicial.
No lado do Flamengo, a presença de Léo Ortiz no time titular, apesar de improvável, segue uma possibilidade. Além disso, Carrascal, Luiz Araújo, Samuel Lino e Everton Cebolinha brigam por duas vagas no ataque.
Um possível Flamengo para começar a final da Libertadores é: Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Cebolinha e Bruno Henrique.
O Palmeiras não deve ter surpresas e começar com: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo, e Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Raphael Veiga e Allan; Flaco López e Vitor Roque.
Palmeiras xc Flamengo da final da Libertadores terá transmissão da TV Globo, ESPN, GeTV e Disney +.









































