Esporte News Mundo
·30 de enero de 2026
Ídolo do Palmeiras deixa o clube para jogar fora do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·30 de enero de 2026

Uma das maiores eras da história recente do Palmeiras chega ao fim nesta sexta-feira (30). Raphael Veiga, de 30 anos, acertou sua saída para o América do México em uma operação que envolveu planejamento contratual, estratégia financeira e o desejo do atleta por novos desafios no exterior.

Raphael Veiga, do palmeiras – Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Antes de liberar o camisa 23, o Palmeiras optou por renovar o contrato do jogador por mais um ano. O vínculo, que se encerraria em 2027, foi estendido até dezembro de 2028, garantindo segurança jurídica ao clube e evitando qualquer risco de desvalorização ou perda sem compensação futura.
Na sequência, Veiga foi emprestado ao América-MEX até o fim da temporada de 2026. O acordo não prevê pagamento de taxa de empréstimo, mas o clube mexicano assumirá integralmente os salários do meia durante o período. O contrato também estabelece uma opção de compra ao término do empréstimo, com valor previamente fixado. A estimativa é de que o montante possa chegar a 6 milhões de dólares, cerca de 32 milhões de reais, caso metas esportivas sejam cumpridas.
A decisão pelo futebol mexicano foi influenciada principalmente pelo técnico André Jardine, que teve papel decisivo na negociação e apresentou a Veiga um projeto em que ele será protagonista. Além disso, o jogador avaliou que seu ciclo no Palmeiras estava próximo do fim após uma temporada 2025 de oscilações e o aumento da concorrência interna, impulsionado pela chegada de reforços e pela ascensão de jovens.
Raphael Veiga se despede do Palmeiras como o maior artilheiro do clube no século XXI, com 109 gols. No Allianz Parque, marcou 57 vezes, sendo o maior goleador da história do estádio. Em jogos decisivos, foram 12 gols em 22 partidas. Ao todo, conquistou 11 títulos pelo clube, com destaque para o bicampeonato da Libertadores, em 2020 e 2021, e o tetracampeonato paulista, em 2020, 2022, 2023 e 2024.
O jogador se despede do elenco e da comissão técnica comandada por Abel Ferreira ainda nesta tarde. A previsão é de que embarque para a Cidade do México entre sábado e domingo.








































