Zerozero
·9 de julio de 2025
Inglaterra foge da eliminação com goleada aos Países Baixos

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·9 de julio de 2025
A Inglaterra deu uma resposta firme à derrota contra a França e relançou a defesa do título europeu com uma vitória categórica por 4-0 sobre os Países Baixos. Com este resultado, as duas seleções mais recentes a vencer o torneio ficam agora empatadas com três pontos, a uma jornada do fim da fase de grupos - sendo que uma derrota neste duelo eliminaria as atuais campeãs.
As inglesas entraram determinadas a corrigir os erros do jogo anterior e criaram a primeira oportunidade logo aos quatro minutos, quando Lauren James cabeceou ao lado após um cruzamento de Lauren Hemp. Pouco depois, Alessia Russo desperdiçou outra ocasião clara, também após um excelente passe de Hemp.
A insistência ofensiva acabaria por dar frutos a meio da primeira parte, com a guarda-redes Hannah Hampton a lançar rapidamente Russo. Mesmo pressionada, a avançada assistiu Lauren James, que fletiu para o meio e rematou com força para inaugurar o marcador.
A seleção neerlandesa, que vinha de três jogos consecutivos a marcar antes do intervalo, quase não incomodou Hampton, com apenas um remate desenquadrado de Jill Roord.
Já em tempo de compensação da primeira parte, a vantagem inglesa aumentou. Após um livre mal aliviado pela defesa neerlandesa, Russo assistiu Georgia Stanway, que disparou de longe. A bola desviou numa adversária e traiu Daphne van Domselaar, fixando o 2-0 ao intervalo.
Andries Jonker tentou mexer com o jogo ao intervalo, com três substituições de uma assentada, mas os efeitos foram nulos. Lauren James bisou aos 59 minutos, após uma jogada confusa na área neerlandesa, e a própria Russo, embora sem marcar, destacou-se novamente com a terceira assistência da tarde. Foi dela a jogada do quarto golo, aos 68 minutos, servindo Ella Toone após resistir a várias investidas da defesa adversária.
Van Domselaar ainda negou o golo a Russo nos instantes finais, mas nada impediu a festa das campeãs em título, que evitaram a primeira série de duas derrotas consecutivas desde 2021. Com uma vitória sobre o País de Gales, a Inglaterra garante um lugar nos quartos de final. Já os Países Baixos, que somam duas derrotas em três jogos, disputam a sobrevivência diante da França.