Glorioso 1904
·7 de mayo de 2025
João Pinheiro no Dérbi? Histórico do árbitro frente ao Benfica dá que falar

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·7 de mayo de 2025
João Pinheiro vai ser o senhor do apito no Dérbi entre o Benfica e o Sporting, duelo que se realiza no próximo sábado, 10 de maio, no Estádio da Luz, partida essa que pode vir a consagrar os encarnados como os novos Campeões Nacionais. Porém, o nome do juiz nos últimos (grandes) encontros em que esteve em campo com as águias está envolvido em algumas polémicas.
Começando pelo primeiro grande duelo em que João Pinheiro marcou presença, Vangelis Pavlidis acabou por ser o 'prejudicado'. Ao recuar à primeira volta do Campeonato, quando o Benfica recebeu o Porto no Estádio da Luz, o juiz da partida não deixou 'saudades'. O camisola 14 dos vermelhos e brancos acabou por ser uma vítima, ao ver um golo limpo ser anulado por fora-de-jogo. Porém o 'erro' do árbitro acabou por não ter impacto no resultado, isto porque as águias de Bruno Lage golearam os dragões, na altura ainda com Vítor Bruno no banco, por quatro bolas a uma.
No entanto, as 'falhas' de João Pinheiro não se ficam por aqui, quando se trata a jogos de destaque. Em janeiro deste ano, na final da Taça da Liga, o juiz voltou a 'tramar' o Benfica. Com o duelo empatado, o árbitro fez 'vista grossa' e ignorou uma mão na bola de João Simões, acabando por não assinalar uma grande penalidade a favor da turma de Bruno Lage, que curiosamente viria a conquistar o troféu através do desempate da marca dos 11 metros.
Contudo, nem tudo são más notícias para o Benfica. As águias de Bruno Lage podem tirar um ponto favorável da nomeação de João Pinheiro. No seu historial, o juiz apitou 34 jogos dos encarnados, sendo que nessas partidas, o Clube da Luz saiu vitorioso em 23 ocasiões, tendo empatado seis e perdido cinco vezes.
O Dérbi eterno, vale destacar, está então agendado para o próximo sábado, 10 de maio, na Catedral do Benfica. Pupilos de Bruno Lage vão defrontar o Sporting de Rui Borges pelas 18h00, na 33.ª jornada do Campeonato Nacional, num duelo que pode decidir quem será o campeão nacional da presente temporada.