Jorge Costa: plantel do FC Porto, campeões do mundo de sub20 e Villas-Boas no último adeus | OneFootball

Jorge Costa: plantel do FC Porto, campeões do mundo de sub20 e Villas-Boas no último adeus | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·7 de agosto de 2025

Jorge Costa: plantel do FC Porto, campeões do mundo de sub20 e Villas-Boas no último adeus

Imagen del artículo:Jorge Costa: plantel do FC Porto, campeões do mundo de sub20 e Villas-Boas no último adeus

A manhã cinzenta na zona do Foz do Douro recebeu centenas de pessoas para o último adeus a Jorge Costa.

Os sinos do templo assinalavam as dez horas da manhã, quando o plantel principal do FC Porto chegou. Todos de olhos dirigidos ao chão, naturalmente abatidos pela perda de um líder que, ainda há 48 horas, trabalhou com eles pela derradeira vez.


OneFootball Videos


A urna com o corpo de Jorge Costa, transportada desde o Dragão, entrara pelas 9h15, numa altura em que populares e comunicação social já se encontravam nas imediações.

A partir daí, o espaço encheu-se de rostos conhecidos. Costinha, Domingos Paciência e sobretudo André Villas-Boas surgiram de rosto fechado e evidente comoção. O presidente do FC Porto passara o dia anterior, no velório, inamovível ao lado do féretro do até agora braço direito.

Uma imagem de enorme peso emocional.

Campeões do mundo de sub20 em peso, Benfica representado

Marco Ferreira, Nuno Valente, o humorista Fernando Rocha e outros amigos foram surgindo, até que às 9h30 verificámos um dos momentos mais marcantes.

Os campeões do mundo de sub20 em 1991 organizaram-se e chegaram em grupo. João Vieira Pinto, Rui Bento, Luís Figo, Gil, Capucho e Luís Miguel entregaram uma coroa de flores a Marco Leite, eterno adjunto de Jorge Costa e acompanhante nas passagens do Bicho pelas várias latitudes do planeta na função de treinador.

Recorde-se que este grupo de sub20 já o ano passado se despedira de João Oliveira Pinto, devido a doença oncológica.

O estado maior do FC Porto não podia deixar de estar presente, com Tiago Madureira, João Begonha Borges, José Luís Andrade, José Pereira da Costa, António Tavares, Rui Pedroto, Tiago Gouveia e Henrique Monteiro, bem como Alberto Babo e Michele Montesi, Chief Strategy Officer dos dragões.

A igreja na Foz foi-se enchendo com o aproximar das 10h30, hora marcada para o início das exéquias a Jorge Costa. Viram-se os colegas do filho mais novo de Jorge, Salvador, atleta dos sub19 do Leça, bem como Bruno Alves e Sereno, outros centrais ex-FC Porto - David Costa, analista do AFS, é o filho mais velho.

Tal como na véspera, Sérgio Conceição voltou a respeitar o «melhor amigo no futebol» e esteve presente, lado a lado com Luís Gonçalves. Chainho, Ricardo Carvalho, Fernando Couto, Ivan Marcano, Ricardo Costa, enfim, um cortejo do mundo do futebol para aclamar um dos seus.

Nota ainda para a presença de Shéu Han e Nuno Magalhães, presidente da Mesa da Assembleia Geral, em representação do Benfica.

Jorge Costa será sepultado no Cemitério de Agramonte.

Ver detalles de la publicación