Jornal espanhol aponta Botafogo-SP como modelo de planejamento no futebol brasileiro | OneFootball

Jornal espanhol aponta Botafogo-SP como modelo de planejamento no futebol brasileiro | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·12 de mayo de 2026

Jornal espanhol aponta Botafogo-SP como modelo de planejamento no futebol brasileiro

Imagen del artículo:Jornal espanhol aponta Botafogo-SP como modelo de planejamento no futebol brasileiro

O Botafogo-SP intensificou o projeto de integração entre as categorias de base e o elenco principal como parte da estratégia do clube para fortalecer a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro em 2026. Em entrevista ao jornalista Juan Lopesino, do jornal espanhol As, o técnico do Sub-20, Willians Alves, explicou como o trabalho conjunto com Cláudio Tencati vem sendo utilizado para acelerar o desenvolvimento de jovens atletas e consolidar uma identidade de jogo no clube paulista.

Imagen del artículo:Jornal espanhol aponta Botafogo-SP como modelo de planejamento no futebol brasileiro

Willians Alves, treinador do Botafogo-SP Sub-20 (Foto: Divulgação/Botafogo-SP


OneFootball Videos


Segundo Willians Alves, um dos principais resultados do planejamento é a promoção de jogadores da base ao profissional. “Mais do que o resultado, o melhor foi o nosso trabalho: nove jogadores daquele torneio estão agora no time principal. Esse é o nosso principal objetivo”, afirmou o treinador ao comentar a campanha da equipe na Copinha deste ano.

O treinador também destacou o bom momento vivido pelo Sub-20 na Série B da categoria. O Botafogo-SP lidera a competição com 10 pontos em quatro partidas e mantém uma proposta baseada em intensidade e agressividade ofensiva. “Estamos em primeiro lugar na competição depois de quatro jornadas, com 10 pontos. É uma oportunidade grandiosa para mim, para os jogadores e para a instituição”, declarou ao jornal espanhol As.

Na entrevista, Willians Alves revelou ainda algumas das referências que utiliza para desenvolver o modelo de jogo da equipe. “Na Europa, gosto de ver equipes menos conhecidas, como o NEC da Holanda, o Como do Fàbregas e o Racing de Santander. São times que propõem, com ideias claras e ofensivas”, disse o treinador.

Outro ponto ressaltado foi a integração entre o trabalho da base e do elenco profissional. Segundo Willians, existe alinhamento frequente com Cláudio Tencati para aproximar conceitos táticos e facilitar a adaptação dos atletas promovidos. “O clube já busca treinadores com a ideia que tenta implantar tanto no Sub-20 quanto no profissional. Temos algumas ideias diferentes, mas sempre conversamos para tentar dar o melhor ao Botafogo”, explicou.

O treinador também comentou sobre a diferença financeira em relação aos grandes clubes paulistas e como o Botafogo-SP tenta equilibrar essa disputa. “Os rivais têm muito mais investimento, então precisamos ser competitivos para enfrentá-los”, afirmou. Segundo ele, o foco do trabalho está no fortalecimento mental dos jogadores e na construção de uma identidade competitiva independente do adversário.

Ao falar sobre o futuro do clube e os jovens do elenco, Willians Alves destacou alguns atletas considerados promissores dentro da categoria. “Posso citar o Felipe Peña, um meio-campista muito criativo e técnico. No ataque temos o Iago, que é muito rápido e forte”, disse o treinador, que também elogiou o goleiro da equipe pela leitura de jogo.

Por fim, o técnico reforçou que o projeto do Botafogo-SP busca estabilidade e continuidade, fugindo do imediatismo tradicional do futebol brasileiro. “O clube pensa a longo prazo, não quer imediatismo e sim construir processos para criar uma identidade de clube”, concluiu.

Ver detalles de la publicación