MundoBola
·3 de febrero de 2026
José Boto estipula data para evolução da base do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·3 de febrero de 2026

Um dos objetivos de Bap e José Boto é reformular as categorias de base do Flamengo. De acordo com o português, as equipes juniores devem dar os primeiros sinais de evolução daqui a dois ou três anos.
Em entrevista ao "ge", o diretor técnico do Mais Querido afirmou que a base deve aliar dois objetivos: reforçar o time profissional e servir como fonte de receita para o clube. Boto acredita que o Mengão deve "colher os frutos" dos jovens em até três temporadas.
"A ideia da base é gerar talento que permita compor o elenco principal, mas que também seja uma fonte de receita com vendas de jogadores, já que nem todos vão jogar no time principal. É um processo que vai demorar algum tempo, não é algo que se resolve com um investimento em dinheiro. Tem que esperar que cresçam gerações, mudar processos e a forma de trabalhar. Acho que vai ser um trabalho que se vai ver daqui a dois ou três anos", disse José Boto.

Sub-20 do Flamengo comemorando o título da Copa Intercontinental no Maracanã - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
No entendimento da atual gestão do Flamengo, que assumiu o clube em 2025, a base rubro-negra passa por um momento delicado, com a questão física sendo priorizada em relação à técnica.
Dessa forma, o Mengão implementou diversas medidas para reformular a base, com destaque para a liberação de mais de 200 jovens e de vários membros da comissão técnica, do Sub-6 ao Sub-20.
Após "enxugar" todas as categorias, o Flamengo tem adotado uma captação pontual de atletas entre 15 e 17 anos por valores abaixo do mercado, com foco na valorização dos jogadores a médio e longo prazo.
"Temos comprado por R$ 1 milhão, R$ 2 milhões. A ideia é comprar oito, dez desses atletas para posições que você precisa no profissional e tem carência no mercado. Se um estourar, pagou por todos. O foco é no talento. A gente tinha prioridade por garotos altos, fortes. Estamos como o Barcelona, investindo na parte técnica. Tem coisas que a gente consegue ensinar. O talento é mais difícil", disse Bap, durante reunião no Conselho Deliberativo em 2025.
Com isso, o Flamengo planeja reforçar sua base, com o intuito de formar jovens mais preparados para atuar no time principal e que possam ser negociados por valores milionários, como ocorreu com Vini Jr, Paquetá, Wesley e Reinier.
En vivo










































