MundoBola
·4 de diciembre de 2025
José Boto ironiza fala de Abel Ferreira após Flamengo conquistar o Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·4 de diciembre de 2025

O diretor técnico do Flamengo, José Boto, utilizou suas redes sociais para rebater uma declaração polêmica de seu compatriota, Abel Ferreira, técnico do Palmeiras. A postagem foi feita após o Rubro-Negro conquistar o Brasileirão pela nona vez na história.
Na publicação, o dirigente europeu posou ao lado de Alfredo Almeida, gerente geral da base do clube, segurando a taça e a bandeira de Portugal. A legenda, no entanto, foi o que viralizou entre a torcida:
"Muito trabalho, muito sacrifício, muita resiliência, sem *", escreveu Boto.

Foto: Reprodução/Instagram
A provocação de José Boto tem endereço certo. Após a final da Libertadores, no último sábado (29), em que o Flamengo venceu o Palmeiras por 1 a 0, Abel Ferreira insinuou que a conquista rubro-negra estaria "manchada".
Na coletiva de imprensa em Lima, o treinador palmeirense reclamou da não expulsão do volante Erick Pulgar, após um lance com Bruno Fuchs ainda no primeiro tempo.
"Independentemente das incidências que houve no jogo, há um asterisco no jogo, há um asterisco. Cicatrizes ficam, é natural que um ou outro jogador ainda esteja a sangrar", declarou Abel na ocasião.
A resposta de José Boto reforça o clima de rivalidade que marcou a temporada 2025 entre os dois clubes, com o Flamengo levando a melhor nos principais confrontos (Brasileirão e Libertadores).
Além da questão da arbitragem, Abel também havia minimizado os méritos do Flamengo na decisão continental, afirmando que seu time "perdeu para si mesmo".
"Para ser muito sincero, estamos frustrados, desiludidos… Porque, mais do que tudo, perdemos para nós próprios. Quando você tem uma oportunidade de desafiar um rival como nós e tu perdes para ti mesmo [...] isso cria frustração na nossa equipe", disse o técnico do time paulista.
Com a taça do Brasileirão garantida e "sem asteriscos", o Flamengo agora foca na disputa da Copa Intercontinental. Enquanto o time sub-20 entrará em campo contra o Mirassol no sábado (6), o elenco principal viaja para o Catar, onde enfrentará o Cruz Azul, no dia 10 de dezembro, valendo vaga na semifinal.









































