José Mourinho: «O jogo em Braga é uma final» | OneFootball

José Mourinho: «O jogo em Braga é uma final» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·27 de diciembre de 2025

José Mourinho: «O jogo em Braga é uma final»

Imagen del artículo:José Mourinho: «O jogo em Braga é uma final»

Na 16ª jornada da Liga Portugal Betclic, o Benfica desloca-se ao terreno do SC Braga, no domingo, às 18h. Em antevisão, o treinador das águias, José Mourinho, fez a habitual conferência de imprensa, onde analisou o adversário, abordou o mercado de transferências e fez o ponto de situação sobre os jogadores lesionados.

José Mourinho em discurso direto:

Antevisão: «Difícil, muito difícil. Mas temos a convicção que estamos num bom momento. Os últimos quatro resultados são bons, mas não só os quatro resultados. Fizemos muita coisa bem e sentimos a evolução em diferentes aspetos do nosso jogo. E, por isso, a esperança de conseguir um bom resultado contra uma equipa que é muito boa. Esperamos um jogo difícil para nós e para eles.»


OneFootball Videos


Bom momento: «Quando perdemos o Lukebakio, ficámos um bocadinho coxos relativamente àquele perfil de jogador. Demos à equipa outra dimensão, começámos a ser mais compactos, a pressionar de maneira diferente, a partir de uma base de jogo de grande solidez. A equipa começou-se a sentir muito confortável e começámos a ter algumas rotinas de pressão que fizeram de nós uma das equipas que mais pressiona no meio-campo adversário. É tentar dar continuidade ao que de bom temos feito.»

SC Braga e os jogos com os grandes: «A maneira como jogou contra o Sporting e contra o FC Porto mostra não só a qualidade de um modo geral, mas as qualidades enquanto equipa. Já sabemos que é a equipa que tem uma maior percentagem de posse de bola na Liga e isso diz muito acerca da filosofia de jogo do treinador e da maneira como a equipa joga. Atraem o adversário, têm posse, obrigam o adversário a tomar decisões de andar atrás ou de aceitar a questão da posse de bola. Depois também têm individualidades muito boas.»

Palavras de Frederico Varandas: «Não quero comentar as palavras do presidente do Sporting e tentarei não comentar as palavras de nenhum dos presidentes. Mas a última parte da tua pergunta, se é gasolina para nós, não. A história do Benfica mostra que algumas vezes chega atrasado, mas que, na maior parte das vezes, não o chega. O Lewis Hamilton chegou atrasado nos dois últimos Mundiais de Fórmula 1, mas ganhou sete ou oito. Não chega sempre atrasado. É o piloto de Fórmula 1 que tem mais campeonatos. A história do Benfica mostra que sim, algumas vezes chega atrasado, como nas últimas duas épocas, mas a história mostra que é o clube com mais troféus em Portugal.»

Receio em perder Otamendi: «Não tenho medo absolutamente nenhum. Não me disse nada, não comentou nada, o presidente, o Mário Branco, o Simão Sabrosa, ninguém me disse nada sobre o Otamendi sair. Não tenho necessidade de estar preocupado. Nenhum deles me tocou sobre esse assunto e não tenho motivos para estar preocupado. Estarei se algum deles me disser alguma coisa.»

Importância deste jogo: «O sucesso das equipas também tem a ver com o sucesso ou insucesso das outras equipas. Se continuarmos a somar pontos como temos feito, obviamente que se as equipas à nossa frente tivessem perdido pontos estaríamos mais perto. Com as vitórias delas, claro que ganhas e não te aproximas. Mas desde que ganhes, não te afastas. A única coisa que depende de nós são os nossos resultados. Temos de fazer o nosso trabalho. O jogo em Braga é uma final? É. Mas o jogo com o Famalicão era, com o Moreirense era, com o Nápoles era. A única coisa que temos feito nos últimos tempos é jogar finais.»

Barreiro e Tomás Araújo: «100 por cento não direi, mas treinaram ontem com a equipa. Os sinais são positivos. Na semana passada, falei à BTV e disse que o Barreiro estava bem. Eu disse antes do treino, depois não estava bem. Hoje também existe esse risco. Estou a contar com ele para treinar normalmente, mas não posso garantir que está para ir a jogo porque tenho receio que possa acontecer algo do que aconteceu.»

Reforços em janeiro: «Não se trata de ter uma equipa à minha imagem, trata-se de fazer o melhor para o Benfica hoje e amanhã. Quando digo amanhã, digo também o próximo campeonato. Quanto melhor fizermos as coisas neste mercado, menos teremos de fazer na próxima pré-época. O Benfica teve um investimento económico forte neste verão. Obviamente que a intenção é que no próximo não haja necessidade de investimento tão grande, que não haja necessidade de mudar tanto, com tanta gente a sair e a entrar. É preciso estabilidade, um grupo grande de jogadores que vão crescendo juntos.»

Bah: «Nem sequer treinou com a primeira equipa desde que eu cheguei, ainda não tive Bah numa única sessão de treino. Está atrasado, sim. E se está atrasado é porque há coisas que não correram bem. São lesões difíceis. O próprio Manu, apesar de já andar a jogar, penso que é fácil perceber ainda algum atraso ao que é o verdadeiro Manu. Vejo o próprio Bruma um bocadinho mais perto do que o Bah. O Bruma já o vejo em campo, já o vejo a trabalhar individualmente a um ritmo e intensidade engraçados. O Bah não consigo prever quando pode voltar.»

Ver detalles de la publicación