MundoBola Flamengo
·19 de octubre de 2025
Kfouris ensandecidos: pai e filho dão tom da imprensa paulista em lágrimas após vitória do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·19 de octubre de 2025
A vitória do Flamengo sobre o Palmeiras já está causando efeitos na mídia paulista. Após o apito final no Maracanã, Juca Kfouri e André Kfouri atacaram a arbitragem do confronto e chegaram até a afirmar que existiram erros piores do que em jogo que o São Paulo foi muito prejudicado.
A começar com Juca Kfouri, que escreveu sobre o resultado favorável do Mengão e destacou os empurrões também reclamados pelo Palmeiras. O jornalista dá a entender que considera erro a não marcação de faltas de Pedro e Danilo sobre Bruno Fuchs e Vitor Roque, respectivamente, no lance que o Camisa 9 rubro-negro sofreu pênalti.
"Fuchs pisou em Pedro na entrada da área e o pênalti foi marcado, não sem antes muita reclamação de possível falta do atacante no zagueiro, além de outra, parecida, no meio de campo, de Danilo em empurrão em Vitor Roque. Havia um critério da arbitragem: não marcar empurrões. Só que há os faltosos e os não."
Assim como citado pelo próprio jornalista, a arbitragem adotou um critério de deixar o jogo correr a depender do impacto do contato entre os atletas. Minutos antes dos lances descritos por Kfouri, Gustavo Gómez empurrou Arrascaeta para roubar a bola no meio, em movimento muito parecido, e nada foi marcado.
O lance é muito parecido em questão de intensidade do contato. Contudo, além de "ignorado" por quem critica a arbitragem de Flamengo x Palmeiras, não foi motivo de reclamação no Flamengo, diferente do time paulista. Abel Ferreira e Gustavo Gómez reclamara de Wilton Pereira após o apito final.
André Kfouri também criticou a arbitragem e fez uma comparação considerada descabida por muitos torcedores nas redes sociais. O jornalista afirma que os "erros", que sequer possuem unanimidade, foram mais prejudiciais do que as falhas de arbitragem em São Paulo x Palmeiras.
"O jogo de hoje teve um dano ao resultado maior do que o clássico São Paulo x Palmeiras. O Palmeiras não teve um pênalti apontado a seu favor logo no início do jogo. Vale a mesma coisa de 15 dias atrás: um pênalti marcado, não significa um gol. Mas estamos falando de um pênalti que acho difícil alguém discordar, que foi o do Jorginho no Gómez."
O clássico paulista estava 2 a 0 a favor do São Paulo. Entretanto, Ramon Abatti Abel e o VAR ignoraram pênalti a favor do tricolor paulista e duas expulsões de jogadores do Palmeiras. Erros que ajudaram o alviverde a conquistar a virada por 3 a 2.
Diferente do que fez neste domingo, Juca Kfouri não destacou a arbitragem na manchete do texto sobre o jogo.
O Flamengo reagiu com firmeza às reclamações do Palmeiras sobre a arbitragem de Wilton Pereira Sampaio na vitória por 3 a 2, neste domingo (19), no Maracanã. Filipe Luís isentou o árbitro de culpa no lance da substituição de Léo Ortiz e reforçou que nenhuma das equipes foi prejudicada.
“O momento da substituição foi um erro mais nosso, de comunicação, do que do árbitro. Não sinto que alguma equipe foi prejudicada pela arbitragem. E, convenhamos, se tem alguém que não pode reclamar de arbitragem é o Palmeiras. Então, justo o resultado.”
Na mesma linha, José Boto defendeu o trabalho da arbitragem e também ironizou as críticas do rival paulista, destacando que o Flamengo, inclusive, foi mais prejudicado em faltas não marcadas.
“Uma arbitragem sem casos. Não foi a melhor arbitragem, houve muita falta que não nos deu e deveria ter dado. Três ou quatro faltas sobre o Arrascaeta, feitas quase sempre pelo mesmo jogador e sem cartão. Agora, em termos de casos que não houve, se alguém está a reclamar é porque não está habituado a não ser ajudado.”