Leonino
·24 de mayo de 2025
Kylian Mbappé acaba com sonho de Gyokeres; Avançado do Sporting nem quer acreditar

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·24 de mayo de 2025
Futebol
Kylian Mbappé, avançado francês do Real Madrid, acaba com sonho de Viktor Gyokeres, jogador do Sporting, vê sonho esfumar-se este sábado, dia 24 de maio
|
Viktor Gyokeres está de fora da corrida pela Bota de Ouro em 2025. O avançado do Sporting - que ainda pode ficar em Alvalade - viu o sonho esfumar-se aos 38 minutos do duelo do Real Madrid frente à Real Sociedad, quando Kylian Mbappé, um dos seus rivais na corrida pelo prémio, que marcou dois golos à turma basca.
Há uma semana, o goleador sueco fechou o campeonato com um remate certeiro no triunfo do Sporting frente ao Vitória (2-0) que carimbou o bicampeonato leonino, chegando a 39 golos só na Liga Portugal Betclic, o melhor registo dos últimos 23 anos no Campeonato Nacional.
notícias relacionadas
< >
No total de golos, o internacional sueco leva grande vantagem para os principais perseguidores, Kylian Mbappé (Real Madrid) e Mohamed Salah (Liverpool), só que, para a eleição do Bota de Ouro de cada temporada, os golos não valem todos o mesmo. No método de cálculo adotado pela UEFA, cada golo marcado na Liga portuguesa vale 1,5 pontos, enquanto os apontados nos cinco principais campeonatos do continente (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha) valem dois pontos.
Por isso, os 39 golos de Gyokeres valeram-lhe um total de 58,5 pontos, registo que foi ultrapassado com o 30.º e 31.º tiro certeiro de Mbappé na Liga espanhola, que lhe permitiu atingir os 62 pontos. Agora, a corrida pela Bota de Ouro é entre Mbappé e Mohamed Salah (28 golos/56 pontos), que entra em campo no domingo (16h00) para defrontar o Crystal Palace.
A Bota de Ouro 'foge' ao campeonato português desde a vitória de Mário Jardel, em 2001/02, pelo Sporting. O argentino Héctor Yazalde, em 1973/74, também venceu o galardão pelo emblema verde e branco. Viktor Gyokeres vê assim fugir-lhe a possibilidade de vencer o prémio.