Última Divisão
·25 de noviembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsÚltima Divisão
·25 de noviembre de 2024
Um dos acessos mais interessantes de 2024 no futebol brasileiro veio do Rio Grande do Norte: o Clube Laguna.
Fora de campo, o Laguna é conhecido como o primeiro clube vegano do Brasil, evitando oferecer produtos de origem animal para os jogadores – inclusive nas refeições. Mas os jogadores sabem o que fazer.
“A gente não quer obrigar nenhum jogador a ser vegano. A gente quer mostrar que é possível. A gente quer mostrar por que faz sentido. Mas a gente não obriga. Às vezes o cara está muito acostumado a consumir carne de origem animal e vai comer fora do clube. A gente não vai impedir. A única regra é que, do portão para dentro, não pode entrar nada de origem animal”, afirmou Gustavo Nabinger, o CEO do clube, ao Band.com.br.
Dentro de campo, o Laguna tem um projeto bastante ambicioso. Fundado em 2022, o clube quer chegar à Série A do Brasileiro até 2032. Para isso, o primeiro passo foi dado: o acesso na segunda divisão do Potiguar de 2024.
Para o campeonato, um elenco bastante interessante foi montado. Os nomes mais conhecidos foram o volante França, ex-Palmeiras, e o atacante Bill, ex-Corinthians. Bill foi o vice-artilheiro do campeonato com seis gols, um a menos que Paulinho e Beto, do Alecrim, com sete gols cada.
Mas alguns nomes menos badalados também se destacaram, como o goleiro Dã Moroni (reserva no Velo Clube que foi campeão na Série A2 do Paulista em 2024 e eleito o melhor goleiro da segunda divisão potiguar), o lateral direito e zagueiro Guizão (emprestado pelo Grêmio Prudente) e o meia João Varolo (emprestado pelo Paranavaí e eleito o melhor jogador da segunda divisão do Rio Grande do Norte).
Leia também:
O título só veio após um campeonato muito equilibrado. Na última rodada, o Laguna chegou a 19 pontos ao vencer o Univap por 3 a 2, com dois gols de Bill e um de João Varolo. Só que o Alecrim e o QFC também terminaram com 19 pontos, já que o Alecrim venceu o próprio QFC por 1 a 0 na última rodada.
No desempate, o Laguna superou o QFC no número de vitórias e o Alecrim no confronto direto, levando a melhor em uma das disputas mais equilibradas dos estaduais de 2024. “Não adianta. Aonde eu vou, aonde eu passo, eu sou campeão. E hoje não foi diferente”, comemorou Bill.
Imagem: Henrique Holanda/Clube Laguna
“Conseguimos alcançar o primeiro objetivo que era chegar na primeira divisão do Estadual. Um passo de cada vez. Somos pioneiros na América em práticas veganas e sustentáveis no futebol e vamos em busca de consolidar nossa equipe na elite do esporte como uma equipe vencedora”, destacou o presidente Rafael Eschiavi.
“Esse título é muito mais do que uma taça, é a consagração de um projeto inovador, sustentável e focado em fazer história dentro e fora de campo. Lutamos contra muitas barreiras fora de campo e sempre falamos que na bola não iriam nos vencer e conseguimos. A nossa torcida merece essa alegria, e estamos prontos para novos desafios na primeira divisão”, comemorou também Gustavo Nabinger.
En vivo