Leão vai respirar: goleada ao Vitória SC marca final da sobrecarga no calendário | OneFootball

Leão vai respirar: goleada ao Vitória SC marca final da sobrecarga no calendário | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·5 de mayo de 2026

Leão vai respirar: goleada ao Vitória SC marca final da sobrecarga no calendário

Imagen del artículo:Leão vai respirar: goleada ao Vitória SC marca final da sobrecarga no calendário

O triunfo do Sporting sobre o Vitória SC (5-1) marcou o início de uma fase de semanas limpas para os leões. Entre competições nacionais e internacionais, a turma de Rui Borges somou 53 jogos ao longo de cerca de nove meses, com um calendário frequentemente sobrecarregado.

O fim de época do Sporting será, então, um regresso a uma realidade que fugia há algum tempo. Duas finais na luta pela Liga dos Campeões, frente a Rio Ave e Gil Vicente, e depois uma literal final, na Taça, contra o Torreense.


OneFootball Videos


Desta feita, coloca-se a questão: será que o pouco descanso teve influência direta na perda de pontos que deixa o Sporting, atualmente, no terceiro posto?

Minutos finais de pesadelo para os leões

No que ao campeonato diz respeito, o conjunto verde e branco leva 76 pontos em 96 possíveis, ou seja, já desperdiçou 20. No entanto, em que condições se deram estes deslizes?

Para realizar tal análise temos em conta a seguinte separação - partidas jogadas após quatro ou mais dias de descanso em contraste com partidas jogadas com três ou menos dias de descanso.

Em 32 jornadas, 14 foram disputadas na condição de três ou menos dias de descanso, o que equivale a 43,75 por cento. Neste prisma, a turma de Alvalade deixou fugir 11 pontos - empate com o FC Porto (1-1), empate diante do SC Braga (2-2), derrota na receção ao Benfica (1-2), empate com o AFS (1-1) e empate com o CD Tondela (2-2).

Nestes duelos, sofreram um total de oito golos, dos quais seis surgiram nos 30 minutos finais, o que poderia revelar alguma vacilação aliada à sobrecarga nas fases decisivas.

Por outro lado, as restantes 18 jornadas foram discutidas após um descanso de quatro ou mais dias em relação ao jogo anterior. Desta vez, nove pontos foram perdidos - derrota com o FC Porto (1-2), empate com o SC Braga (1-1), empate diante do Benfica (1-1) e divisão de pontos na visita ao Gil Vicente (1-1).

Neste contexto, dos cinco golos que permitiram aos adversários, quatro foram apontados na última meia hora, o que revela uma tendência. Os dados apresentados não permitem que a calendarização seja usada como reflexo para os golos sofridos nos momentos finais dos encontros, que em muito contribuíram para os pontos não aproveitados.

Se olharmos para os números dos dois primeiros classificados, o já campeão FC Porto disputou 51 jogos em todas as competições e desperdiçou 11 pontos. Por sua vez, o Benfica está totalmente empatado com os leões - 53 jogos e 20 pontos perdidos.

A verdade é que o Sporting não se pode «desculpar» com o aperto do calendário, numa fase em que esta questão levanta tantos debates.

«É mais mental do que físico, nesta altura da época tudo desgasta»

Ora, mesmo que os dados demonstrem que não existe propriamente uma relação de causalidade entre a perda de pontos no campeonato e as semanas de maior ou menor descanso, a verdade é que o próprio Rui Borges reagiu com sorrisos no momento em que foi questionado acerca do que será a primeira semana limpa em meses.

«É muito, muito importante. Muda a mentalidade um bocadinho, até por sentirmos que nos últimos dois jogos não fizemos as melhores exibições. E já tivemos um dia ou dois de descanso extra que fez a diferença. Agora entramos em duas semanas, três com a Taça, que são semanas normais e espero que a equipa demonstre a energia que nos identificou durante quase toda a época e que nos faltou aqui um bocadinho», disse o treinador, em declarações que pode ouvir, na íntegra, no vídeo abaixo.

«Acredito que é importante, mesmo mentalmente, o tempo para respirar. Estar com a família, estar de folga, o não estar na Academia a toda a hora... Faz parte. É mais mental do que físico, porque nesta altura da época tudo desgasta. Eles devem estar fartos de ouvir o treinador porque é só palestras e palestras. Sim, as semanas normais ajudam muito», rematou. 

Restam três jogos em três semanas, com tempo para respirar entre cada um. Será possível fechar 2025/26 com quatro vitórias consecutivas? Só o tempo dirá, mas os leões, para já, agradecem o descanso.

Ver detalles de la publicación