Esporte News Mundo
·12 de marzo de 2026
Leonardo Jardim comenta reencontro com o Cruzeiro e discursa sobre Paquetá

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·12 de marzo de 2026

Pedro e Carrascal garantiram a vitória do Flamengo em cima do Cruzeiro, na última quarta-feira (11). Em entrevista coletiva, o técnico rubro-negro, Leonardo Jardim falou sobre o reencontro com a Raposa.
“Com certeza tenho boas amizades e relações lá. Esses atletas, ajudamos a colocá-los em um nível que eles estavam um pouco perdidos. E por isso tenho proximidade com alguns. Antes do jogo, o presidente (Lourenço) esteve na minha cabine para batermos um papo para verem a relação que tenho com ele. E foi bom, mas dentro de campo é outra coisa. Dentro de campo eu sou 200% Flamengo e o objetivo é ser o mais competitivo possível, tentar atacar da melhor forma, defender e ganhar o jogo. Claro que as relações não se apagam, como aconteceu em todos os clubes que passei. Continuo manter relações com as pessoas com quem trabalhei”, comentou Jardim.
Leonardo Jardim trabalhou no Cruzeiro ano passado, deixou o time na terceira posição do Campeonato Brasileiro e foi eliminado na semifinal da Copa do Brasil. Foram 55 partidas, 26 vitórias, 18 empates e 11 derrotas no comando da Raposa. Em dezembro, o português decidiu não renovar com o Cruzeiro e alegou questões familiares. Três meses depois, assumiu o Flamengo após demissão de Filipe Luís.
O atual treinador rubro-negro estreou sendo campeão carioca e impõe seu estilo de jogo aos poucos. Sobre Paquetá, Leonardo Jardim disse que o jogador pode atuar como segundo volante, um meia mais ofensivo e um meia pela direita.
“Tínhamos que preparar um cenário porque ele não é um ponta, ele é um meia. O cenário que preparamos para hoje, se vocês repararem, era sempre de uma construção com o Erick ou do zagueiro pela direita, o ponta esticava para fazer o corredor, que era o Royal, e ele aparecia entrelinhas, que é o jogo dele. O meu trabalho como treinador também é proporcionar aos jogadores um bom posicionamento para que eles consigam impulsionar suas características”, disse o treinador do Flamengo. “Engraçado que uma das primeiras coisas que me disseram é que “ai o Paquetá pelo lado direito não funciona”. Eu disso “pronto, vamos ver”. Eu estou satisfeito, acho que ele pode funcionar, mas tem que ter uma organização estratégica. Se for receber a bola em cima da linha e driblar, não vai funcionar. Mas se for uma estratégia mais coletiva, pode ajudar ali ou por dentro. Foi o melhor jogo, mas eu acredito numa evolução dele porque ele ainda tem muito mais para dar. Eu falei isso para ele. Eu conheço o jogador, ele precisa de mais tempo porque vai ser uma temporada mais cheia para ele”, acrescentou.

(Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Contratado pelo Flamengo no fim de janeiro, Lucas Paquetá é cotado para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Leonardo Jardim acredita que o atleta rende mais como meia.









































