Portal dos Dragões
·9 de septiembre de 2025
Lesão no joelho de Luuk de Jong pode causar paragem prolongada

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·9 de septiembre de 2025
Pelo terceiro dia seguido, o departamento clínico do FC Porto voltou a receber novos lesionados. Depois de Eustáquio e Alberto Costa, ontem foram Luuk de Jong e William Gomes a sofrerem problemas físicos, sendo que o caso do holandês é o mais preocupante. O ponta de lança contraiu uma entorse no joelho esquerdo com lesão do ligamento lateral interno durante o jogo-treino com o Lus. Lourosa e, embora só hoje vá realizar exames complementares, poderá ficar afastado até cerca de dois meses.
A lesão ocorreu na sequência de um choque com um adversário, que deixou o joelho de Luuk de Jong preso. Desde logo se suspeitou de gravidade, confirmação essa que consta do boletim clínico do FC Porto.
A situação assemelha-se à de Martim Fernandes, lesionado na 1.ª jornada da Liga frente ao Vitória e também previsivelmente ausente por cerca de dois meses, com regresso apontado para a paragem das seleções, em meados de outubro. No caso de Luuk de Jong, tudo indica que não fará parte dos planos de Francesco Farioli para as próximas três jornadas do campeonato (Nacional, Rio Ave e Arouca) nem para as duas primeiras rondas da Liga Europa (RB Salzburgo e Estrela Vermelha). A receção ao Benfica, na Liga, joga-se daqui a 27 dias, pelo que também é provável que falte, regressando apenas depois da referida pausa internacional.
A lesão acontece quando Luuk de Jong começava a afirmar-se como alternativa de alto nível a Samu, como ficou demonstrado no clássico de Alvalade, onde marcou o seu primeiro golo com a camisola do FC Porto. Perde-se assim temporariamente um trunfo ofensivo de Farioli, que tinha no experiente holandês uma opção distinta do ponta de lança espanhol em determinados contextos de jogo. Com esta contrariedade, Deniz Gül passa a ser a única alternativa disponível a Samu, que já teve também paragens por problemas físicos no início da temporada.