Portal dos Dragões
·11 de febrero de 2026
Lesões obrigam Farioli a várias mudanças no FC Porto para o jogo com o Nacional

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·11 de febrero de 2026

Vários problemas condicionam a preparação da deslocação ao Nacional. Francesco Farioli terá de alterar a formação que o FC Porto apresentará no próximo domingo, na 22.ª jornada da I Liga. Com Samu em dúvida e sem poder contar com William Gomes, o técnico italiano poderá ainda prescindir de Pepê e Borja Sainz à procura de mais eficácia ofensiva.
O emblema azul e branco atravessa um momento menos produtivo no último terço do relvado, tendo apontado oito golos nas cinco rondas do campeonato disputadas em 2026.
Isto traduz-se numa média de 1,6 golos por partida, um número que, apesar de aceitável, é limitado numa fase em que a corrida pelo título se acirra.
Os evidentes problemas de eficácia recaem sobre Borja Sainz e Pepê. O avançado espanhol começou bem no Dragão, mas perdeu dinamismo; a ausência de golos de Borja nos últimos oito encontros é sintomática e exige uma resposta de Farioli.
O mesmo se verifica com Pepê, que acumula agora dez partidas consecutivas sem marcar, tendo, contudo, registado duas assistências nesse período. O internacional brasileiro mostrara bons sinais no início da época, mas, tal como o compatriota espanhol, tem estado pouco decisivo.
Farioli preocupa-se com a escassez de golos e terá de avaliar as alternativas do banco. Rodrigo Mora é a opção mais óbvia, embora o treinador já o tenha considerado mais como substituto de Gabri Veiga no miolo do que como solução ofensiva.
Com William Gomes ainda impedido – cumprindo o segundo de dois jogos de suspensão – surge o polaco Oskar Pietuszewski, decisivo na vitória conquistada “em casa” do Vitória SC ao entrar do banco e provocar a grande penalidade que Alan Varela converteu.
Há também um jovem a ter em conta e que já foi referenciado por Francesco Farioli. André Miranda, de 18 anos, tem treinado regularmente com a equipa principal e estreou-se a marcar pela equipa B na passada sexta-feira, cada vez mais integrado no futebol profissional.
Outro foco de preocupação é a condição física de Samu. O avançado de 21 anos foi substituído ao intervalo do Clássico com o Sporting e Farioli mostrou-se apreensivo na conferência de imprensa posterior.
“Em relação ao Samu, não fiquei com a melhor sensação a ver as imagens na televisão, mas espero que não seja nada sério. Mas penso que trazer o Moffi, o Fofana… O clube fez um trabalho incrível, tomou a decisão de fortalecer a equipa e resolver quaisquer problemas”, apontou o treinador italiano.
Samu, que também não atravessava o seu melhor momento em termos de golos – quatro nos últimos dez jogos – viu a época interrompida por uma lesão grave, o que pode abrir a porta do onze a Deniz Gul ou a Terem Moffi.
O internacional turco é, em princípio, o substituto natural de Samu, mas Farioli pode também optar por estrear Moffi, o quarto e último reforço de inverno do FC Porto.
O avançado nigeriano, emprestado pelo Nice, já esteve no banco no Clássico de segunda-feira sem entrar, algo que poderá mudar no domingo, até porque já trabalhou anteriormente com o treinador.
As preocupações de Farioli não se limitam ao ataque. A defesa também poderá sofrer alterações forçadas pelas lesões de Martim Fernandes e Jakub Kiwior frente ao Sporting.
Perante um lance que acabou por permitir ao Sporting empatar já perto do fim e que envolveu diretamente Francisco Moura, Zaidu poderá ter a oportunidade de ser titular na Madeira.
Recorde-se que o FC Porto, líder da I Liga com quatro pontos de vantagem sobre o Sporting e sete sobre o Benfica, visita o Nacional no domingo às 15h30, na Choupana, em encontro da 22.ª jornada.
En vivo








































