MundoBola Flamengo
·31 de marzo de 2025
Libertadores: relembre as estreias do Flamengo desde 2019

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·31 de marzo de 2025
O início da fase de grupos da Copa Libertadores se aproxima, e o Flamengo joga na Venezuela, na quinta-feira (3), às 21h30 (horário de Brasília).
Como cabeça de chave, o time segue iniciando fora de casa, e o retrospecto, desde 2019, é positivo, apesar de ter decaído nos últimos dois anos.
Iniciando a Era vitoriosa em 2019, o time venceu as quatro estreias na competição até 2022. Em 2023, a equipe perdeu, e no ano passado, ficou no empate.
Mesmo assim, com quatro vitórias, um empate e uma derrota, o bom aproveitamento é de 72,2%. E o ideal é melhorar ainda mais esses números.
Até porque o torcedor mais supersticioso vai reparar que o Rubro-Negro iniciou vencendo fora de casa em 2019 e 2022, amos os anos em que terminou campeão da América. Veja abaixo os resultados do Flamengo nas estreias da competição desde então.
Em 2019, o time estreou na altitude da Bolívia, contra o San José, e Diego Alves fez uma de suas grandes partidas com o Manto Sagrado, enquanto Gabigol iniciou sua caminha para a imortalidade com o gol da vitória.
Se em 2019, o Flamengo foi campeão vencendo por 2 a 1, o placar foi o mesmo na estreia da equipe no ano seguinte. Por isso, Gabigol, à época, declarou: "Começou como terminou". Mas dessa vez, Everton Ribeiro foi o autor dos dois gols da vitória.
Na Argentina, a estreia do Flamengo na Libertadores 2021 ficou marcada pelo reencontro com Mancuello, meia ex-Flamengo que atuava no Vélez Sarsfield. Mas ele foi expulso da partida, que foi vencida pelo Flamengo por 3 a 2, com gols de Arão, Gabigol e Arrascaeta.
O Flamengo terminou campeão, mas o início da caminhada contra o Sporting Cristal teve gols de Bruno Henrique e Matheuzinho, na vitória por 2 a 0.
Com Vitor Pereira fazendo um trabalho duvidoso, o jogo teve gol de Matheus França, hoje no Crystal Palace, mas o Mengo perdeu por 2 a 1.
Em 2024, com Tite, a estreia na Colômbia teve gol de Pedro, de pênalti, cometido por Larry Vázquez, que foi expulso. Apesar da vantagem no placa e no número de atletas em campo, o time sofreu gol de Daniel Ruiz Rivera e ficou no empate por 1 a 1.