Zerozero
·19 de agosto de 2025
Luís Filipe Vieira explica recandidatura: «Tem a ver com o grande legado que deixei no Benfica»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·19 de agosto de 2025
Após confirmar que é candidato à presidência do Benfica, cujas eleições estão marcadas para outubro, Luís Filipe Vieira concedeu uma entrevista onde abordou o porquê de ter voltado atrás com a decisão de não se candidatar e aproveitou para deixar várias e duras críticas.
«As circunstâncias mudaram todas e a verdade é que vou ser candidato ao Sport Lisboa e Benfica. Tem muito a ver com o grande legado que deixei no Benfica. Nunca ninguém o fez. Deixei o Benfica com um património que nunca teve. Um património pago. Um clube com uma estrutura profissional devidamente organizada que era admirada em termos europeus. Deixei uma casa como nunca ninguém a deixou. Ao longo destes últimos quatro anos, tudo foi destruído, menos o património. Mesmo assim, o património não teve manutenção alguma e está bastante deteriorado», começou por dizer, em declarações à CNN.
«Para quem liderou aqueles clubes tantos anos, tenho acesso a falar com muitas pessoas e algumas até me consideram como um pai. Vão dizendo aquilo que sentem... Não há dúvida que é bastante complicado ver o esforço que fiz e depois vemos que aquilo se está a deteriorar bastante gravemente até», acrescentou.
O antigo dirigente continuou a deixar críticas: «A situação não é assim brilhante como as pessoas querem passar. Sou das poucas pessoas que tem o direito de dizer a verdade. O Benfica não tem estratégia. Já perdeu a corrida dos direitos televisivos. Deixei o Benfica com uma dívida de 80 ou 90 milhões de euros, mas com tudo liquidado. O que eu deixei para fazer foi no Seixal, que era o Colégio, o Hotel e a Estação do Seixal. O investimento tem de ser sempre feito. De resto, o que fez o Benfica?»
«Rui Costa não teve caráter comigo. Tentou ignorar-me este tempo todo. Não tenho de me candidatar contra o Rui Costa. Eu candidato-me pelo Benfica. Não estou de relações cortadas com o Rui Costa. Ele não falou comigo desde que foi eleito. Posso dizer que tive informações bastante preocupantes do Benfica e parece-me que vai passar por problemas gravíssimos. Gastou-se mais do que demasiado», prosseguiu.
Vieira aproveitou ainda para falar do elevado número de candidatos e do Benfica district: «Basta ver quantos candidatos há. É um sinal de que aquilo está bom, não é? É um sinal de vitalidade, mas é também um sinal de que não estão satisfeitos. O Benfica não tem projeto. Este projeto megalómano foi apresentado e nós já o tínhamos.»
Recorde-se que Luís Filipe Vieira foi presidente do Benfica de 2003 a 2021, tendo renunciado ao cargo na sequência da Operação Cartão Vermelho, onde é suspeito dos crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento de capitais.
Esteve em prisão domiciliária como medida de coação e pagou três milhões de euros de caução para ser libertado. O processo ainda está em fase de instrução.
O antigo dirigente dos encarnados é o sexto candidato conhecido a concorrer à direção, depois de Rui Costa, João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho e Martim Mayer.
Recorde-se que as eleições das águias estão agendadas para o próximo dia 25 de outubro.