MundoBola Flamengo
·7 de febrero de 2025
Manto para Fla x Flu terá homenagem aos 10 Garotos do Ninho
![Imagen del artículo:Manto para Fla x Flu terá homenagem aos 10 Garotos do Ninho](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Ffla-media.mundobola.com%2Fmedia%2F2024%2F02%2FWhatsApp-Image-2019-02-08-at-17.47.101.webp)
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·7 de febrero de 2025
O Flamengo confirmou oficialmente na manhã desta sexta-feira (7) que usará uma camisa especial em homenagem aos Garotos do Ninho no clássico contra o Fluminense, no próximo sábado, dia em que se completam seis anos da tragédia. O Manto vai carregar um patch com a inscrição "Nossos 10!" ao longo do duelo do Maracanã.
Além disso, torcedores também participarão da homenagem por meio de um conteúdo que será exibido nos telões do Maracanã. Por fim, antes da partida, um culto ecumênico será realizado no Ninho do Urubu. O evento será dedicado apenas a familiares das vítimas, funcionários do clube e direção.
Após o jogo contra a Portuguesa-RJ, na última quarta-feira, Filipe Luís já comentara sobre a missa. O técnico do Flamengo citou a dor das famílias, disse que pensa no assunto com frequência e garantiu presença na homenagem às vítimas.
"Como falei, também tenho filhos e sei o quão difícil é isso. E ninguém deseja passar por uma coisa assim. A única coisa que posso dar é meu apoio a todas as famílias. Vou estar sempre lá, sempre lembrando deles, a minha vida inteira vou estar lembrando desses meninos. E agora vai ter uma missa, com certeza vou também, ver os pais, porque, como falei, sinto que eles estão comigo. Eu sinto isso, não sei explicar, mas comecei na base e deu tudo certo na base. Por quê? Porque eram os meninos da base. Sinto, acredito e tenho essa crença dentro de mim. Espero que eles possam ter o coração confortável", disse.
Desde que chegou na equipe profissional do Flamengo, aliás, Filipe Luís já conquistou duas taças: Copa do Brasil 2024 e Supercopa do Brasil 2025. Nas duas coletivas que fez após as finais, o técnico fez questão de abrir os pronunciamentos dedicando os títulos aos meninos que perderam suas vidas na tragédia.
Na última terça-feira, inclusive, o Flamengo anunciou que entrou em acordo com a família do goleiro Christian Esmério, a única que ainda não havia sido indenizada pela tragédia. A gestão anterior não conseguiu chegar a um acordo e a questão se arrastou por anos, mas a diretoria liderada por Luiz Eduardo Baptista, o Bap, tomou o caso como prioridade.
"O Flamengo entende que não há dinheiro no mundo que possa aplacar a dor pela perda de um filho ou de um irmão, mas continuar litigando, consideradas as circunstâncias do caso concreto, poderia impor ainda maior sofrimento à família, o que não é o desejo do Clube. Desta forma, terminar o processo e permitir à família a compensação financeira, mediante a celebração do acordo, era prioridade máxima da atual Administração do Flamengo", informou o clube em nota oficial.
As vítimas sofreram com um incêndio que atingiu as instalações do Ninho do Urubu no setor em que dormiam os jogadores das categorias de base. No dia 8 de fevereiro de 2019, dez jogadores morreram e outros três ficaram seriamente feridos. Até o momento, as investigações indicam que o fogo começou em um ar-condicionado e que a estrutura não estava regularizada para receber os atletas.
A torcida do Flamengo, então, decidiu homenagear os jovens em todos os jogos do clube, sempre aos 10 minutos. São eles: Athila Paixão (14 anos), Arthur Vinícius (14 anos), Bernardo Pisetta (15 anos), Christian Esmério (15 anos), Gedson Santos (14 anos), Jorge Eduardo (15 anos), Pablo Henrique da Silva Matos (14 anos), Rykelmo Viana (16 anos), Samuel Thomas Rosa (15 anos) e Vitor Isaias (15 anos).
Flamengo e Fluminense se enfrentam no próximo sábado, no Maracanã, pela nona rodada do Campeonato Carioca. A bola rola para a partida às 16h30 (horário de Brasília).