Central do Timão
·23 de enero de 2026
Martínez frustra expectativa do Corinthians e ainda aguarda documentação para voltar ao Brasil

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·23 de enero de 2026

Em meio ao imbróglio quanto à reemissão do seu passaporte venezuelano volante José Martínez ainda não conseguiu deixar seu país natal e, consequentemente, retornar ao Brasil. Vale lembrar que o elenco corinthiano retornou aos treinamentos no CT Dr. Joaquim Grava no último dia 3 de janeiro (sábado) e o atleta ainda não participou de nenhuma atividade com o grupo.
A Central do Timão apurou que o Corinthians tinha a expectativa de que o atleta se reapresentasse no CT nesta sexta-feira (23), o que acabou não acontecendo. Além disso, a reportagem ainda soube que, neste momento, a diretoria corinthiana não pretende adotar medidas drásticas em relação a situação do camisa 70. Por sua vez, a Central do Timão pôde apurar que a documentação necessária para que o jogador possa retornar ao Brasil ainda não está pronta.

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Na última semana, inclusive, a Central do Timão apurou que a condução da situação por parte do jogador vinha gerando incômodo nos bastidores do clube. Em entrevistas coletivas recentes, o técnico Dorival Júnior demonstrou insatisfação com a situação e, após o clássico Alvinegro pelo Paulistão, na última quinta-feira (22), chegou a afirmar que José Martínez não vem sinalizando nada para a comissão técnica. O jogador, por outro lado, na última quarta-feira, havia se pronunciado e dito que estava em contato com representantes do clube.
José Martínez não entra em campo pelo Corinthians desde o dia 21 de dezembro, quando o clube do Parque São Jorge se sagrou tetracampeão da Copa do Brasil, diante do Vasco, no Maracanã. A Venezuela, vale ressaltar, passa por um momento geopolítico conturbado, principalmente com os Estados Unidos. Nos primeiros dias do ano, Nicolás Maduro, presidente venezuelano, foi capturado pelo governo norte-americano, o que acabou gerando o fechamento das fronteiras com o Brasil e a prestação de serviços básicos na Venezuela.
A renovação do passaporte do jogador é necessária para que ele possa atuar em jogos internacionais pelo Corinthians no primeiro semestre de 2026. Em entrevista à Rádio Bandeirantes na noite desta sexta-feira (23), o executivo de futebol do Corinthians, Marcelo Paz, admitiu incômodo com a situação que não há uma nova previsão para que o jogador volte ao Brasil.
“É uma situação incômoda, não posso negar. Soube da não vinda dele no dia em que cheguei aqui, dia 3. Na apresentação, fui informado de que ele não viria porque havia um problema no passaporte: todas as folhas estavam usadas, então ele precisava fazer um novo. Ele não podia voar sem o documento, pois não havia onde carimbar. Isso aconteceu na véspera daquele problema na Venezuela envolvendo o presidente Maduro, uma questão política e internacional. Com o espaço aéreo fechado, tudo ficou ainda mais difícil e atrasou o processo para ele conseguir um novo passaporte”, iniciou.
Ele ainda acrescentou: “Estamos dependendo do serviço de emissão de passaporte da Venezuela liberar o documento do Martínez. Ele já deu entrada, o prazo era de oito dias úteis, esse prazo venceu ontem (quinta-feira) e o passaporte ainda não está pronto. Não ficou pronto hoje e não sei se estará pronto na segunda ou na terça-feira. Ou seja, ele só pode vir quando o passaporte estiver pronto para que possa voar. Essa é a realidade.”
Em setembro do ano passado, o Corinthians havia constatado a necessidade da reemissão do passaporte e, diante disso, aproveitou as férias de fim de ano para liberar o atleta para ir até a Venezuela resolver tal pendência. O dirigente ressaltou que, em meio ao calendário intenso, o atleta acaba sendo uma baixa importante, visto que Dorival Júnior vem rodando o elenco neste início de temporada.
“Poderia ter sido resolvido antes? Eu não sei. Cheguei no dia 3 e não tinha como monitorar isso. O futebol dificulta muitas questões de presença, viagens situações assim. Mas o fato é que estamos esperando por ele e esperamos que esse passaporte finalmente seja liberado para que ele possa viajar para São Paulo e se apresentar ao clube, porque contamos com ele.”
“Foi ventilado que ele poderia ser colocado à disposição, mas não existe nada sobre isso, absolutamente nada. É um incômodo grande, porque seguimos uma linha de trabalho e o Dorival roda bastante o time, como é natural. Sentimos falta de mais um atleta de qualidade durante o ano, que cumpre mais uma função no meio-campo. É uma pena ele não estar aqui. Seguimos acompanhando diariamente: ‘Já saiu o passaporte? Como está? Sai hoje? Sai amanhã?’ Infelizmente, seguimos nessa pendência”, finalizou.

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Notícias do Corinthians








































