Zerozero
·7 de noviembre de 2025
Martínez: «Vamos proibir falar sobre o Mundial porque temos de nos apurar primeiro»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·7 de noviembre de 2025

Depois de anunciar a lista de 26 convocados para a dupla de jogos nos quais Portugal tentará assegurar um lugar no Mundial, Roberto Martínez falou à imprensa e abordou algumas das principais questões acerca da lista, como objetivos, ausências e o estreante que foi chamado.
As principais ausências e regressos: «Há jogadores que não estão aptos medicamente, como o Nuno Mendes e o Nuno Tavares, e outros que estão a regressar como o João Cancelo e o João Neves. O Rafael Leão também está depois de bons minutos.»
Lista sem laterais esquerdos: «Temos dois dias para preparar o jogo com a Irlanda, temos de encontrar soluções dentro do grupo e de usar jogadores que já trabalharam connosco nos estágios anteriores. Não há um jogador para substituir o Nuno Mendes, que para mim é especial e, provavelmente, é o melhor do mundo neste momento. Precisamos de procurar soluções, opções táticas, dar um equilíbrio na ala como o Cancelo e o Dalot.»
Quenda e Mora de fora: «Não podemos falar do Mundial porque ainda nos precisamos de apurar. O foco é ter um grupo de jogadores para chegar ao Mundial. Depois temos muitos jogadores com qualidades nos pré-convocados como o Rodrigo Mora, o Mateus Fernandes, o Quenda, o João Simões, o Félix Correia, o Tomás Araújo. Isso faz parte da competitividade que temos. Mas o foco agora é apurar. Vamos proibir discutir e falar sobre o Mundial porque temos de nos apurar primeiro.»
Pedro Neto: «Sobre o Pedro Neto, se ele conseguir entrar na convocatória da sua equipa, também vai poder ajudar na seleção. Se o Chelsea não o convocar, então não pode entrar na seleção»
Ronaldo falou sobre o Mundial: «É sempre bom ouvir as ideias do capitão, porque não existe nenhum jogador com mais de 200 internacionalizações pela sua seleção. Todos percebemos a sua paixão, a ideia do que é para ele vestir a camisola. É um exemplo para o grupo, pela sua dedicação sempre que veste a camisola da seleção, que está muito focado para o apuramento do novembro. Seria fantástico continuar com o sonho do Mundial. De resto, o foco é o apuramento e vou proibir falar em mais do que isso.»
Martínez nomeado para melhor treinador do mundo: «É um orgulho e é um sinal daquilo que a equipa está a fazer. A Liga das Nações, no formato mais exigente de sempre, reviravolta contra a Dinamarca, ganhar à Alemanha em casa deles e na final contra Espanha foi muito bom. Mas ver o Vitinha e o Nuno Mendes também nomeados é também um sinal do bom trabalho que temos feito.»
Grupo restrito até ao Mundial? «É uma reflexão. No futebol, temos de preciso criar um ambiente competitivo e mexer quando precisamos de mexer. A equipa está a competir muito bem. Acho que o apuramento em setembro foi exemplar e agora temos de criar competitividade para trabalhar o futuro. Temos jogadores que estão comprometidos, em grande momento nas suas carreiras e depois temos outros que estão a bater à porta e a trabalhar muito bem nos sub-21.»
Matheus Nunes conta como lateral: «A polivalência é importante. No contexto de seleção é bom ter jogadores que fazem várias posições. Matheus Nunes está desfrutar bastante dessa posição, é algo que lhe permite jogar de forma híbrida, sem bola é lateral, com bola usa espaços interiores. É importante para nós neste estágio. É algo que nos permite fazer o que já fizemos com o João Neves.»
Tomás Araújo de fora: «O Tomás é um jogador que já fez a estreia, o jogo contra a Croácia mostrou o que pode fazer e trazer à seleção. É importante que possa continuar a jogar jogos importantes e fazer uma época importante com o seu clube. Faz parte da pré-convocatória, mas o foco de novembro é usar o que já fizemos em setembro e outubro, em que defrontámos as mesmas equipas. Faz sentido continuar com o António Silva e os outros centrais, sendo que o António Silva continua a ser importante no seu clube, como o Tomás.»









































