Central do Timão
·8 de diciembre de 2025
Maycon e Hugo Souza relembram frustrações e projetam Corinthians mais maduro para semifinal da Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·8 de diciembre de 2025

No início da tarde desta segunda-feira (8), o Corinthians organizou uma entrevista coletiva no CT Joaquim Grava com o goleiro Hugo Souza e o volante Maycon. Um dos temas mais abordados foi a semifinal da Copa do Brasil, e o camisa 7 relembrou derrotas doloridas que vivenciou nas fases finais do torneio.
“Cara, o que eu tento passar diariamente para esses jogadores, principalmente nessas últimas semanas, é que a maior dor que eu tenho aqui dentro do Corinthians foi perder essa final da Copa do Brasil para o Flamengo. É um sentimento que eu demorei alguns meses para superar.”, iniciou Maycon.

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
“Por tudo que aconteceu naquele jogo, por tudo que foi aquela partida, acho que até cheguei a comentar com a comissão que foi um jogo que, curiosamente, o Dorival estava do outro lado e, em algum momento do segundo tempo, principalmente, a nossa equipe estava dominante, estava muito próxima de ser campeã. Acho que começamos os pênaltis também dessa forma: o Cássio pega o primeiro pênalti, a gente coloca praticamente uma mão na taça e acaba perdendo aquela final.”, continuou.
“Consequentemente, em 2023, a gente começa a eliminatória vencendo o São Paulo e depois é derrotado no Morumbi. E, em 2024, a gente perde a classificação na Arena com um jogador a mais. Acho que tudo são aprendizados. Passamos por vários momentos e vários cenários, e acho que é meu dever passar aos jogadores tudo o que eu vivenciei aqui dentro dessa competição.”, prosseguiu o volante.
“A Copa do Brasil premia o clube e a equipe que é mais cirúrgica. Os jogos são muito mentais e o mental precisa ser muito forte. É isso que eu tento passar, porque não só o Brasileiro tem jogos assim, mas principalmente as partidas eliminatórias. A equipe está muito pronta para fazer um grande jogo de Copa do Brasil, uma grande semifinal, uma grande eliminatória e, se Deus quiser, estamos prontos para conquistar esse título.”, finalizou.
Na sequência, Hugo Souza também relembrou a semifinal de 2024 diante do Flamengo e lamentou a oportunidade desperdiçada. No entanto, o goleiro apontou que a equipe chega ao duelo contra o Cruzeiro mais experiente, principalmente após conquistar o Paulistão.
“Acho que no ano passado, por todo o contexto que aconteceu, pela semifinal contra o Flamengo, o segundo jogo… como o Maycon falou, um jogo com um jogador a mais. Tivemos todas as condições de chegar à final e disputar o título, e ficou uma sensação muito ruim, uma sensação de que dava, que estava na nossa mão, e deixamos escapar. Aconteceu a mesma coisa na Sul-Americana, e sentimos bastante o baque, porque era uma oportunidade de desfrutar de um momento que o clube não vivia havia um tempo.”, disse.
“A gente tem esse desejo de cada vez mais buscar algo grande. O Paulista ajudou a gente nisso, mas queremos muito um título que coloque a gente de uma vez por todas na história do clube. A gente acredita que tudo o que passamos até aqui, mesmo eu não estando nos anos anteriores, mas estando no ano passado, cria uma casca muito grande. Nossos melhores jogos têm sido justamente nas Copas. E isso vamos valorizar, porque essa casca tem trazido isso para nós: entrar em campo muito certos do que queremos — e agora não vai ser diferente.”, continuou.
Na continuidade da entrevista, Maycon também foi questionado sobre a diferença do desempenho do Corinthians no Brasileirão e na Copa do Brasil. O volante admitiu a discrepância entre as competições e apontou a necessidade de demonstrar que a equipe tem capacidade de prosperar no torneio eliminatório.
“Bom, eu acho que o Campeonato Brasileiro é um campeonato que encerrou e no qual fomos muito abaixo, e temos ciência disso. A equipe do Corinthians merece estar em colocações melhores. Esse foi nosso discurso, mas não foi nossa prática.”, iniciou o meio-campista.
“Na Copa está sendo diferente. Fomos campeões paulistas, mas é um título que ficou no passado; não levamos ele em consideração agora. Queremos a Copa do Brasil. Tem que ser essa nossa mentalidade. Sabemos que nossos torcedores acreditam em nós. São seis jogos de Copa sem tomar gol, ganhamos todos os jogos — isso nos dá moral, fortalece e mostra o que é o Corinthians.”, prosseguiu.
“Não adianta eu vir aqui falar o que vamos apresentar; temos que demonstrar. Passamos muito tempo só falando, e nem sempre correspondemos. O momento agora é focar no que controlamos, trabalhar muito e entrar com o espírito que o corinthiano pede, o mesmo espírito que mostramos nos jogos de Copa. É essa a mentalidade que vamos levar.”, complementou Maycon.
Hugo Souza concordou com o companheiro de elenco. O goleiro ressaltou que o contexto é muito diferente em relação ao último embate diante da equipe mineira no Brasileirão, quando o Corinthians perdeu por 3 x 0.
“É isso mesmo. É um contexto totalmente diferente. No jogo do Brasileiro contra o Cruzeiro, fomos com muitos desfalques. Agora é uma situação completamente diferente: todo mundo pronto para jogar, apto, bem fisicamente. Isso vai nos ajudar muito. Eu também estava fora naquele jogo, e o contexto agora é totalmente outro.”, comentou.
“Na Copa temos conseguido nos portar de uma forma que conseguimos jogar, impor nosso ritmo, colocar em prática o que treinamos todos os dias. E temos apresentado isso. Vamos trabalhar da melhor forma possível para fazer dois grandes jogos e buscar a classificação.”, finalizou.
O jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil diante do Cruzeiro acontece nesta quarta-feira (10), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, enquanto o jogo de volta será disputado no domingo (14), às 18h (de Brasília), na Neo Química Arena.
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































