Messi busca o trono da MLS em final decisiva para o Inter Miami | OneFootball

Messi busca o trono da MLS em final decisiva para o Inter Miami | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·5 de diciembre de 2025

Messi busca o trono da MLS em final decisiva para o Inter Miami

Imagen del artículo:Messi busca o trono da MLS em final decisiva para o Inter Miami

Dois anos de magia, estádios lotados e uma infinidade de gols culminam neste sábado para Lionel Messi em sua tão aguardada primeira final da MLS, na qual o Inter Miami disputa muito mais do que um título.


OneFootball Videos


As ambições da jovem franquia — sempre declaradas por David Beckham e pela diretoria — passam em grande parte por uma vitória sobre o Vancouver Whitecaps, em uma decisão jogada diante de sua torcida no Chase Stadium (19h30 GMT).

Um triunfo cumpriria a promessa feita em 2023, quando Miami atraiu o jogador mais popular do planeta apostando em transformar o futebol norte-americano. Também seria uma despedida dourada para Sergio Busquets e Jordi Alba, companheiros de Messi nessa aventura nos Estados Unidos, marcada por mais frustrações do que conquistas.

Sem os espanhóis — que se aposentam após a final — o Inter inicia uma nova era em 2026, com a inauguração do Miami Freedom Park, que o clube sonha abrir com seu capitão argentino erguendo o troféu de campeão.

Essa visão vencedora, porém, pode ruir caso o Whitecaps, agora comandado pelo alemão Thomas Müller, seja quem festeje no sábado — um jogador especialista em estragar grandes noites de Messi.

Nesse cenário, o Inter encerraria o segundo ano consecutivo sem ampliar sua galeria de troféus, que tem apenas a Leagues Cup de 2023, e dificilmente justificaria sua folha salarial de 50 milhões de dólares, a maior da liga e cerca de 30 milhões acima da do modesto Vancouver.

A pressão já cobrou seu preço na final da Leagues Cup de agosto, quando Luis Suárez e outros jogadores se envolveram em uma discussão ríspida com rivais após a derrota por 3 a 0 para o Seattle Sounders.

Uma batalha entre campeões

O reencontro entre Messi e Müller adiciona ainda mais expectativa à final mais midiática da história da MLS, faltando apenas seis meses para a Copa do Mundo desembarcar na América do Norte.

O ex-atacante do Bayern de Munique, contratado em agosto pelo Vancouver, participou de um dos maiores traumas da carreira de Messi: a vitória da Alemanha sobre a Argentina na final da Copa de 2014. Também foi protagonista, com dois gols, no histórico 8 a 2 aplicado pelo Bayern sobre o Barcelona na Champions League de 2020 — uma noite amarga para Messi, Alba e Busquets.

Müller eleva ainda mais o perigo dos Whitecaps, que já haviam dominado o Inter nas semifinais da Copa de Campeões da Concacaf antes mesmo de sua chegada.

“Sabemos que será um jogo muito duro, e o fato de o Müller ter ido para esse time o torna ainda melhor, dá mais hierarquia e jogo”, afirmou Messi em entrevista divulgada pela MLS na quinta-feira. “Que bom que essa final pôde acontecer e que vamos nos enfrentar de novo.”

Com Müller pelo Vancouver e Messi, Busquets e Rodrigo De Paul pelo Inter, está garantido: pela primeira vez, um campeão mundial levantará o troféu da MLS.

Mascherano encontra a fórmula

Mesmo lidando com um problema na panturrilha, Müller tem correspondido às expectativas aos 36 anos, com oito gols em 11 jogos.

Messi, porém, segue em nível inalcançável na MLS, mesmo aos 38 anos. Ele conquistou sua primeira Chuteira de Ouro da liga, com 29 gols em 28 rodadas, e aparece como grande favorito ao bicampeonato do prêmio de MVP.

Nos playoffs, o camisa 10 carregou o Inter com seis gols em cinco partidas eliminatórias.

Com a competitividade feroz de Messi intacta, o Inter atingiu seu melhor momento no fim da temporada graças às decisões ousadas de Javier Mascherano, especialmente a escolha de sacar Suárez para apostar na jovem promessa argentina Mateo Silvetti.

Com o veloz Silvetti e o inspirado Tadeo Allende aproveitando as assistências de Messi, Miami embalou rumo à final vencendo seus três últimos jogos por diferença de quatro gols.

Ver detalles de la publicación