Mourinho volta à Champions após cinco anos em reencontro com Chelsea | OneFootball

Mourinho volta à Champions após cinco anos em reencontro com Chelsea | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·30 de septiembre de 2025

Mourinho volta à Champions após cinco anos em reencontro com Chelsea

Imagen del artículo:Mourinho volta à Champions após cinco anos em reencontro com Chelsea

Dois títulos da Liga dos Campeões no currículo e idolatria em países diferentes da Europa. A carreira de José Mourinho o colocou entre os maiores treinadores de sua geração. O auge, no entanto, ficou no passado. De volta a Portugal, Mourinho retorna aos grandes palcos europeus com o Benfica, e logo contra um dos clubes em que fez história: o Chelsea.

Foram cinco anos e meio afastado da Champions. A última participação, em 2019/20, foi com o Tottenham, sem brilho, com quatro jogos, uma vitória e três derrotas. O técnico, uma vez temido na Europa, parece ter esgotado seus recursos, embora não sinta esse desgaste.


OneFootball Videos


"Estes anos em que não joguei na Champions League não foram maus, porque joguei as finais da Europa League e da Conference League", minimizou Mourinho.

Quis o destino colocar o técnico luso em seu retorno contra um rival que marcou sua carreira. O Chelsea, atual campeão mundial, apostou no treinador há mais de 20 anos, e com sucesso.

"Quando deixei o Porto, o meu primeiro jogo europeu como treinador do Chelsea foi contra o Porto; enquanto treinador do Inter, joguei inúmeras vezes contra o Barcelona (onde tinha sido auxiliar técnico). Como treinador do Fenerbahçe, joguei contra o Manchester United, joguei contra o Benfica...", rebateu sobre o encontro.

"O Chelsea faz parte da minha história, eu faço parte da história do Chelsea. Mas assim é o futebol. Eles querem ganhar, eu quero ganhar", argumentou.

Apesar de afastado dos grandes palcos há anos, Mourinho acredita ser hoje um técnico melhor que no passado. O treinador garante nunca ter se considerado "um gênio" e sente que aprendeu muito ao longo dos anos.

"Hoje sou melhor do que antes. Acho que um treinador fica melhor depois de passar por muitas experiências. A principal diferença que reconheço em mim mesmo é o fato de que, talvez no início, eu fosse mais egocêntrico, e mudei de uma forma que, não sei... Sinto que estou mais altruísta. Sinto que estou no futebol para ajudar os outros, e não para me ajudar a mim mesmo. Estou aqui para ajudar os meus jogadores, mais do que para pensar no que vai acontecer na minha vida. Penso mais no clube, penso mais na alegria dos torcedores, mais do que em mim", resumiu.

Mourinho já enfrentou o Chelsea em 14 jogos. Foram apenas quatro vitórias, com sete derrotas e três empates.

Ver detalles de la publicación