Calciopédia
·27 de diciembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·27 de diciembre de 2024
Todo mundo pronto para se despedir de 2024 na Serie A? Na última rodada do ano, teremos vários grandes jogos e existe chance real de mudança na ponta da tabela. Afinal, a líder Atalanta, apesar de contar com as excelentes fases de De Ketelaere e Lookman, não poderá contar com o artilheiro Retegui e terá um compromisso difícil, uma vez que viaja até a capital para encarar a Lazio, quarta colocada. Por sua vez, Napoli e Inter, à espreita dos bergamascos, enfrentam Venezia e Cagliari, que brigam contra o rebaixamento e são adversários bem mais acessíveis.
Neste fim de semana, outros dois grandes duelos chamam atenção. Primeiro, em Turim, Juventus e Fiorentina, que dividem a quinta posição, se enfrentam num confronto direto por vaga na Champions League – com um tempero adicional ao menos para os torcedores violetas, que enxergam a Velha Senhora como sua arquirrival. Pertinho dali, em Milão, Milan e Roma, que vêm sendo justamente contestados por renderem menos do que o esperado em 2024-25, se encaram na busca pela redenção e por uma festa de ano novo mais tranquila. Confira, a seguir, a prévia da rodada.
Lazio x Atalanta
Na 17ª rodada, tanto Lazio quanto Atalanta somaram vitórias com dificuldade maior do que o esperado – respectivamente, contra Lecce e Empoli, no finalzinho. Agora, para encerrar o ano na Serie A, as duas equipes terão de lidar com um duelo complicado e que, ao menos pelas cores, trará lembranças opostas às envolvidas. Se, de um lado, os romanos amargaram um 6 a 0 caseiro para a Inter, também nerazzurra, há duas semanas, os bergamascos podem se gabar de terem superado o Napoli, celeste como os capitolinos, na 11ª jornada.
É preciso salientar que 2024 já é histórico para a Atalanta. Afinal, a Dea registrou o seu recorde de vitórias (36) num mesmo ano, somando todas as competições desde 1929, quando foi instituída a Serie A, e também o de gols marcados (126). Além disso, lidera o campeonato isolada há três rodadas, o que jamais havia ocorrido, e vem de 11 triunfos seguidos, sendo cinco como visitante – só uma vez, em 2021, os nerazzurri ganharam seis consecutivas fora de casa pelo certame.
A Atalanta também leva vantagem no confronto direto com a Lazio – venceu 38 das 112 partidas realizadas na Serie A e tem nos aquilotti a sua vítima favorita, ao lado do Bologna. Esse retrospecto foi melhorado devido ao desempenho recente da Dea nas visitas ao Olímpico, onde só perdeu a mais recente das oito últimas pelejas. Nem tudo joga contra os laziali, entretanto. A equipe capitolina venceu seus dois derradeiros compromissos contra líderes do certame (o Torino, na 6ª rodada, e o Napoli, na 15ª) e também atravessa uma sequência histórica: jamais havia ganho 17 dos seus 24 jogos iniciais de uma temporada, considerando todas as competições.
Prováveis escalações
Lazio: Provedel; Lazzari, Gila, Romagnoli, Nuno Tavares; Guendouzi, Rovella; Isaksen, Dia, Zaccagni; Castellanos.
Atalanta: Carnesecchi; Kossounou, Hien, Kolasinac; Bellanova, Éderson, De Roon, Zappacosta; Pasalic; De Ketelaere, Lookman.
Juventus x Fiorentina
Juventus e Fiorentina chegam ao duelo no Allianz Stadium em situações opostas. Enquanto a Velha Senhora conseguiu interromper uma sequência de quatro empates ao superar o Monza, lanterna da Serie A, a Viola viu sua fila de oito vitórias rapidamente ser sucedida por duas derrotas consecutivas. Assim, bianconeri e gigliati se enfrentarão empatados em pontos, na quinta colocação do Campeonato Italiano.
A torcida da Fiorentina odeia a Juventus e esse desgosto carcomido também tem a ver com a freguesia que os toscanos têm no duelo. Nas visitas a Turim, a Viola perdeu 58 vezes, sendo que contra nenhuma outra adversária foi derrotada em tantas ocasiões. Ademais, nas 13 idas mais recentes ao Allianz Stadium, teve de se render em 12. Tem mais. Mesmo tendo sofrido menos de um gol, em média, nos oito últimos jogos, a equipe de Florença só ganhou dois deles – e foi derrotada em quatro, acumulando tropeços por 1 a 0 nos três mais recentes.
Vale destacar que as maiores esperanças de gols das duas equipes podem acionar a lei do ex – o reforço bianconero González, que se recuperou de lesão recentemente, também. Pela Juventus, Vlahovic, que se destacou na Fiorentina, ainda não encontrou as redes em duelos contra sua antiga empregadora: o sérvio passou em branco nas quatro ocasiões que a enfrentou. Do outro lado, Kean chegou ao dígito duplo em tentos pela primeira vez na Serie A e, sem dúvidas, almeja comemorar a marca mostrando que a Velha Senhora errou ao não confiar em seu futebol e descartá-lo.
Depois de derrota inesperada para a Udinese, a Fiorentina conta com Kean para aplicar a lei do ex na visita à Juventus, sua rival (Getty)
Milan x Roma
Milan, na oitava posição, e Roma, na décima, são as duas maiores decepções da Serie A. Irregulares, os dois times alternam vitórias (algumas delas, importantes) a atuações muito inferiores ao potencial de seus elencos – afinal, se imaginava que ambos brigariam por vaga na Champions League. Está difícil, mas o campeonato é longo e ainda é possível. Conquistar os três pontos no domingo, portanto, é fundamental tanto para a trupe do milanista Paulo Fonseca, ex-giallorosso, quanto para a turma do veterano romanista Claudio Ranieri.
O Milan está invicto há nove duelos com a Roma e não perde para a adversária desde outubro de 2019. Neste período, o time rossonero produziu uma média de 2,2 gols por jogo – ademais, nos seis embates mais recentes em casa contra a Lobo, o Diavolo balançou as redes pelo menos duas vezes em todos eles. os números são péssimos para os giallorossi se considerarmos, ainda, que eles foram derrotados em seus quatro derradeiros compromissos como visitantes.
Por outro lado, a Roma poderá se aproveitar pelo menos de dois – dos muitos – problemas no time rival: o desfalque de Rafael Leão e a possível ausência do também lesionado Pulisic, que batalha contra o tempo para ir pelo menos para o banco de reservas. Vale destacar também que Dybala costuma se dar bem quando encara o Milan, já que participou diretamente de 12 gols contra os rossoneri, com sete de sua autoria. Entretanto, só um deles foi anotado em San Siro, e há uma década, quando ainda atuava pelo Palermo.
Sábado, 28/12, 11h Empoli x Genoa Parma x Monza
Sábado, 28/12, 14h Cagliari x Inter
Domingo, 29/12, 8h30 Udinese x Torino
Domingo, 29/12, 11h Napoli x Venezia
Segunda, 30/12, 14h30 Como x Lecce
Segunda, 30/12, 16h45 Bologna x Verona