
Calciopédia
·22 de agosto de 2025
Na abertura da Serie A 2025-26, o tetracampeão Napoli visita o atrevido Sassuolo

In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·22 de agosto de 2025
A temporada 2025-26 do Campeonato Italiano começa neste sábado, com dois jogos simultâneos. Um deles envolve o Napoli, atual campeão nacional, que inicia sua trajetória na busca por mais um título em visita ao Sassuolo, que costuma tirar pontos dos grandes – e, reforçado, é uma ameaça maior aos azzurri, que também encorparam seu elenco.
A rodada inaugural da Serie A também reserva uma estreia traiçoeira para a Inter, vice-campeã: os nerazzurri recebem o Torino, que parecem ter um plantel mais conceituado em relação ao de 2024-25. Outros dois jogos interessantes são aqueles entre Roma e Bologna e Como e Lazio, que já cheiram a confrontos diretos por vagas em competições europeias.
Vale destacar que, como a janela de transferências ainda está aberta, vários dos times que veremos em campo na 1ª jornada estarão desfigurados, com lacunas a serem preenchidas e/ou com atletas que não permanecerão ao longo da temporada. Faltando menos de duas semanas para o seu encerramento, o mercado está efervescente. Para se preparar para 2025-26, confira o nosso guia da Serie A e, claro, leia a prévia da rodada.
Sassuolo x Napoli
Atual campeão italiano, o Napoli começará sua trajetória em busca do quinto scudetto como visitante: a trupe de Antonio Conte viaja ao norte da Itália para enfrentar o Sassuolo, time que frequentemente atrapalha a vida dos grandes, embora nem tanto a dos campanos. A equipe neroverde, treinada por Fabio Grosso, será um interessante desafio para os azzurri, que sofreram um grande baque antes mesmo de a temporada começar. Lukaku se machucou seriamente, só volta no fim do ano e a reedição da dupla com De Bruyne será adiada por alguns meses. O desfalque pode vir a ser pesado, visto que os partenopei ganharam somente um dos três jogos em que não tiveram o centroavante no último campeonato.
O confronto entre Sassuolo e Napoli carrega uma clara supremacia napolitana: os azzurri perderam somente dois dos 22 duelos realizados pela Serie A. Nos encontros mais recentes, o domínio foi ainda mais expressivo, com cinco vitórias consecutivas e um placar agregado de 20 a 2. No momento, só contra Atalanta e Juventus os neroverdi têm sequências piores, com sete derrotas para cada. Na expectativa de inverter essa tendência, os emilianos depositam esperanças em Berardi: o atacante, que estreou no campeonato justamente contra os campanos, em 2013, participou de quatro gols nos últimos cinco confrontos com o rival de sábado, anotando dois tentos e fornecendo duas assistências.
Só que o fato é que a tradição também pesa a favor do Napoli nos jogos de estreia, com 11 triunfos dos azzurri na abertura da Serie A nas últimas 13 temporadas. Um retrospecto que pode ser reforçado pela consistência defensiva exibida em 2024-25, quando o time teve a defesa menos vazada e a que mais registrou jogos sem sofrer gols nos cinco principais campeonatos europeus – 27 tentos sofridos e 19 partidas com redes intactas, respectivamente. Ademais, olho em De Bruyne, que acumulou impressionantes 154 assistências desde que estreou nas maiores ligas do continente, em 2013. É uma média de quase 12 passes decisivos por campanha.
Prováveis escalações
Sassuolo: Turati; Walukiewicz, Romagna, Muharemovic, Doig; Koné, Boloca, Lipani; Berardi, Laurienté, Fadera.
Napoli: Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Juan Jesus, Olivera; Lobotka; Politano, Anguissa, De Bruyne, McTominay; Lucca.
Roma x Bologna
Roma e Bologna abrem a temporada da Serie A revivendo um duelo tradicional em estreias: será a oitava vez que se enfrentam logo na primeira rodada do campeonato. Para os felsinei, é a adversária mais recorrente em debutes; para a Loba, o segundo rival mais frequente, atrás somente da Fiorentina, com quem mediu forças em 10 dessas ocasiões. O retrospecto do embate nesse contexto é equilibrado, mas de vantagem mínima para os giallorossi, que somam quatro vitórias contra três dos emilianos – o último desses encontros inaugurais aconteceu em 2002, quando os rossoblù surpreenderam, com um 2 a 1.
A história recente, no entanto, conta outra versão: se o Bologna venceu apenas duas de suas últimas 15 estreias, contra a Roma atravessa um momento positivo, com cinco jogos de invencibilidade no campeonato (três vitórias e dois empates), algo que só conseguiu superar em duas séries dos distantes anos 1930. Ainda mais expressivo é o desempenho fora de casa, com dois triunfos consecutivos no Olímpico e a possibilidade rara de alcançar um terceiro seguido, feito registrado apenas entre 1936 e 1939, numa década mágica para o time emiliano. Além disso, os rossoblù agora contam com Immobile, referência inevitável na artilharia da Serie A: autor de 201 gols desde 2005-06 e oitavo maior goleador da história da competição, o atacante já castigou a Loba em cinco ocasiões, quatro delas justamente no Derby della Capitale, quando vestia a camisa da Lazio.
Após um fim de 2024-25 traumático, a Inter começará a tentar reabilitação contra o Torino (Getty)
Inter x Torino
Inter e Torino voltam a se encontrar em um jogo de estreia de Serie A, um cenário que já se repetiu cinco vezes na história e que sempre sorriu aos nerazzurri: três vitórias, dois empates e nenhum gol sofrido, com um placar agregado de 4 a 0 que expõe a dificuldade granata em iniciar a temporada contra o rival lombardo. O histórico recente reforça esse desequilíbrio, já que a Beneamata está invicta há 12 partidas diante do Toro no campeonato, com direito a 11 triunfos e seis sucessos consecutivos com um saldo de 12 a 2. É a segunda melhor sequência dos nerazzurri no duelo.
O palco do duelo também costuma ser um entrave para o Torino, que não vence no estádio Giuseppe Meazza há 18 jogos de Serie A, marca que o coloca como o time da atual edição do certame com o terceiro maior jejum em Milão, atrás apenas de Lecce (23) e Verona (67). No entanto, nem tudo parece previsível, já que a Inter chega após ter interrompido, no último ano, uma sequência de cinco vitórias em estreias, voltando a empatar a partida inaugural do campeonato, enquanto o Toro acumula dois empates seguidos em seus debutes – algo que só havia acontecido na década de 1950.
Sábado, 23/8, 15h45 Genoa x Lecce
Sábado, 23/8, 15h45 Milan x Cremonese
Domingo, 24/8, 13h30 Cagliari x Fiorentina Como x Lazio
Domingo, 24/8, 15h45 Atalanta x Pisa Juventus x Parma
Segunda, 25/8, 13h30 Udinese x Verona