Central do Timão
·14 de noviembre de 2025
“Não é eficiente”, diz Ronaldo Fenômeno sobre atual modelo administrativo do Corinthians

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·14 de noviembre de 2025

O ex-atacante e craque mundial, Ronaldo Fenômeno, que atuou pelo Corinthians entre o início de 2009 e primeiros meses de 2011, concedeu uma entrevista exclusiva ao BandSports e foi questionado sobre o atual modelo de administração do clube (associativo).
Nos últimos sete anos, a dívida do Corinthians, contabilizando a Neo Química Arena, vem aumentando exponencialmente e, neste momento, está na casa dos R$ 2,7 bilhões. Fenômeno acredita que o atual modelo de gestão do clube ‘não é eficiente’ e deseja que o Alvinegro volte a disputar os principais títulos: “Eu realmente tenho uma paixão muito grande pelo Corinthians. Gostaria de ver o Corinthians disputando títulos.”

Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
“Os outros torcedores pararem de me zoar um pouco (risos). O Corinthians tem que ter uma revolução, uma mudança. Está claro que o modelo de gestão que o Corinthians adota não é eficiente. Tomara que o clube possa encontrar um caminho bom para ser protagonista no futebol brasileiro”, disse.
Diante da situação financeira preocupante do Corinthians, o que gera constante preocupação na torcida, o grupo SAFIEL surgiu com um proposta de transformar o clube em uma Sociedade Anônima do Futebol, que prega pilares como a profissionalização, equalização de dívidas, métodos inovadores de governança.
Diferentemente das SAF´s de Cruzeiro e Botafogo, por exemplo, uma das ideias do projeto é que os torcedores corinthianos tenham certa participação nas decisões do clube adquirindo cotas e auxiliando a eleger membros dos principais conselhos da instituição.
Com a camisa corinthiana, Ronaldo Fenômeno marcou 35 gols em 69 jogos, conquistando os seguintes títulos: Campeonato Paulista e Copa do Brasil, ambos em 2009. Atualmente, o ‘R9’ é gestor do Real Valladolid, da Espanha, e, em 2021, comprou o Cruzeiro – na Série B – após aprovação do modelo de Sociedade Anônima do Futebol no Conselho Deliberativo da equipe mineira. No início do ano passado, o dono da rede de Supermercados BH, Pedrinho Lourenço, assumiu o controle do clube.
Veja Mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































