Portal dos Dragões
·14 de mayo de 2026
“Não vejo ninguém melhor do que Diogo Costa para usar o 2 do FC Porto”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·14 de mayo de 2026

Fernando Santos, o ‘Engenheiro do Penta’ do FC Porto, concedeu esta quinta-feira uma entrevista à Rádio Renascença, na qual incentivou Diogo Costa, guarda-redes que o próprio lançou na principal seleção de Portugal, a aceitar o desafio deixado por André Villas-Boas para vestir a camisola 2 do clube.
“Eu não vejo ninguém, neste momento, melhor para usar essa camisola, até como homenagem a todos os que passaram, incluíndo ao Jorge, que acabou por falecer, por parte do Diogo Costa. É, na realidade, claramente, hoje em dia, um símbolo muito forte do FC Porto, portanto, acho mais do que justo, sinceramente, e correto”, começou por afirmar.
“O 2 é o símbolo do FC Porto. Já há muitos anos, antes de eu chegar ao FC Porto, em 1998, era assim, com o João Pinto. Foi instituído por Jorge Nuno Pinto da Costa, e, depois, quando eu cheguei, era Jorge Costa, que era um nome incontornável do FC Porto, e sempre se manteve essa tradição ou simbolismo, que acho que representa melhor”, acrescentou.
Nascido em Rothrist, na Suíça, Diogo Costa chegou ao FC Porto em 2011, depois de passagens por AMCH Ringe e Casa do Benfica da Póvoa do Lanhoso. Seguiu todo o percurso de formação até que, a 25 de setembro de 2019, Sérgio Conceição lhe deu a estreia na equipa principal, num triunfo sobre o Santa Clara por 1-0.
Desde então, somou 245 jogos oficiais, sendo determinante na conquista de três campeonatos nacionais, três Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira. Entretanto, assegurou a titularidade na seleção nacional e participou no caminho para a conquista da Liga das Nações em 2024/25.
Agora, as atenções do capitão azul e branco estão totalmente centradas no Campeonato do Mundo, competição em que procurará ajudar Portugal a ir o mais longe possível. A prova vai decorrer nos Estados Unidos da América, no Canadá e no México, e a equipa das quinas vai partilhar o Grupo K com Usbequistão, Colômbia e República Democrática do Congo.
As palavras de Fernando Santos surgem menos de 24 horas depois de, em declarações aos jornalistas à margem de um jantar com deputados da bancada do PSD, André Villas-Boas, presidente do FC Porto, ter revelado o convite que fizera a Diogo Costa.
“Fiz-lhe um desafio que espero que ele aceite, o de, para o próximo ano, envergar a camisola número 2 do FC Porto. Para nós ,seria uma honra enorme (…). A camisola 2 tem um significado histórico importante, de vencedores, e, claro está, vinculada ao nosso querido Jorge Costa, que nos deixou”, referiu.
“Para que isso aconteça, ele tem de estar no FC Porto, e esse é o meu desejo. Queremos todos contar com o Diogo por mais uns anos”, acrescentou, a propósito do futuro do guarda-redes, que tem contrato válido até junho de 2030 e está protegido por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.







































