Nos pênaltis, Brasil é campeão da Copa América Feminina pela nona vez na história | OneFootball

Nos pênaltis, Brasil é campeão da Copa América Feminina pela nona vez na história | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Fut das Minas

Fut das Minas

·3 de agosto de 2025

Nos pênaltis, Brasil é campeão da Copa América Feminina pela nona vez na história

Imagen del artículo:Nos pênaltis, Brasil é campeão da Copa América Feminina pela nona vez na história

Brasil e Colômbia se enfrentaram na noite deste sábado (02) pela decisão da Copa América Feminina de 2025, no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador. Em um duelo equilibrado do início ao fim, a partida terminou empatada em 3 a 3 no tempo regulamentar. As Cafeteras marcaram com Linda Caicedo, Tarciane (contra) e Mayra Ramirez. Angelina, Amanda Gutierres e Marta empataram para o Brasil. Na prorrogação, Marta marcou o quarto gol do Brasil, enquanto Leicy Santos empatou para a Colômbia. Nos pênaltis, o Brasil venceu por 5 a 4 e se consagrou campeão pela nona vez na história.

Primeiro tempo brigado

O início da decisão foi equilibrado e com chances para as duas equipes. Logo no primeiro minuto, a Colômbia assustou o Brasil, que conseguiu se segurar. No entanto, com mais espaços no campo de ataque, a seleção colombiana abriu o placar na decisão com Linda Caicedo. Após um bate-rebate dentro da área, Mayra Ramirez achou Caicedo bem posicionada e a atacante bateu na saída de Lorena para marcar o primeiro gol da partida.


OneFootball Videos


Com o gol sofrido, a seleção brasileira tentou encontrar espaços, mas passou a sofrer muito com o contra-ataque colombiano. Buscando ficar mais com a bola e ter mais presença dentro da área, Arthur Elias fez duas alterações ainda na primeira etapa: Amanda Gutierrez e Isa Haas entraram para a saída de Dudinha e Fê Palermo.

A seleção tentou pressionar, mas contou com um lance imprudente de Jorelyn dentro da área para empatar. A zagueira colombiana acertou Gio Garbelini sem bola e, após revisão no VAR, a juíza marcou pênalti para o Brasil. Angelina foi para a bola e bateu com qualidade e empatou a partida.

Imagen del artículo:Nos pênaltis, Brasil é campeão da Copa América Feminina pela nona vez na história

Reprodução/Conmebol

Segundo tempo de viradas e consagração

O segundo tempo da partida voltou no mesmo nível de intensidade da primeira etapa, mas ainda com um jogo muito brigado. Com mais espaços, a seleção brasileira passou a ter mais chances no ataque. No entanto, foi a Colômbia que marcou o segundo gol em uma infelicidade de Tarciane. A zagueira brasileira recuou errado para a Lorena e marcou um gol contra na decisão.

Depois do gol, a Colômbia cresceu na partida e quase ampliou o placar com Linda Caicedo. A atacante recebeu sozinha dentro da área e bateu em cima da goleira Lorena. O Brasil respondeu com Amanda Gutierres e igualou novamente o placar. A camisa 9 da seleção recebeu dentro da área, dominou e bateu forte para marcar o segundo do Brasil na decisão. Com o gol, Gutierres igualou a paraguai Claudia Martinez na artilharia da competição, com seis gols.

Apesar do gol de empate do Brasil, a Colômbia seguiu pressionando em busca da vitória e, num contra-ataque de manual, Linda Caicedo encontra Mayra Ramirez sozinha e a camisa 9 marca o terceiro gol colombiano na partida. Mas o jogo ainda não tinha terminado. Marta, a maior jogadora da história do futebol, acertou um chute indefensável para empatar o duelo novamente e levar a decisão para a prorrogração.

Prorrogação

Na prorrogação, a estrela de Marta brilhou mais uma vez. Após um cruzamento preciso de Angelina, Marta desviou com precisão e marcou o quarto gol do Brasil. No entanto, Leicy Santos cobrou falta com perfeição e empatou a partida mais uma vez.

Pênaltis

Nos pênatis, o Brasil bateu a Colômbia por 5 a 4 e garantiu o nono título da Copa América Feminina na história.

Ver detalles de la publicación