OneFootball
·1 de noviembre de 2025
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·1 de noviembre de 2025
Desde 2019, a Libertadores tem sido um verdadeiro território brasileiro. Das 14 equipes que chegaram às finais nesse período, 12 eram do Brasil.
Após a Liberta de 2018, a última que não contou com times brasileiros, as únicas exceções foram River, vice para o Flamengo em 2019, e o Boca Juniors, vice em 2023 contra o Fluminense.
Desde o duelo entre Palmeiras e Santos, em 2020, os clubes brasileiros vêm impondo um domínio absoluto, com 5 finais exclusivamente nacionais, prestes a emplacar incríveis sete títulos consecutivos – um feito inédito na história de torneios continentais.
Nesta temporada, Palmeiras e Flamengo voltam a se enfrentar, revivendo a final de 2021 em Montevidéu, agora em Lima.
Historicamente, nem mesmo a era de ouro do futebol argentino — entre 1964 e 1975, quando venceram 10 dos 12 títulos da Libertadores — se compara ao atual ciclo brasileiro.
Mas vale uma grande ressalva: naquela época, as finais entre clubes do mesmo país eram proibidas, o que limitava a repetição de confrontos.
Nesta temporada, o Brasil vai conquistar o sétimo título consecutivo da Libertadores, consolidando uma hegemonia sem precedentes.
O domínio brasileiro também ultrapassa marcas europeias na Liga dos Campeões, segundo informações do portal UOL.
Entre 2013/14 e 2017/18, Espanha conquistou cinco títulos seguidos (Barcelona e Real Madrid), com duas finais entre clubes do país.
Já o Brasil mantém 12 finalistas nacionais em sete anos, além de sete títulos consecutivos, superando a sequência de clubes ingleses na Copa dos Campeões entre 1977 e 1982 (Liverpool, Nottingham Forest e Aston Villa).
Em outras regiões, hegemonias existem, mas não chegam ao mesmo nível, ainda segundo o levantamento do UOL.
O vencedor alcançará quatro títulos da Libertadores, tornando-se o maior campeão brasileiro da competição.
E aí, quem vai levar para casa a taça de 2025?

📸 DANIEL DUARTE - AFP or licensors
En vivo


En vivo


En vivo


En vivo


En vivo


En vivo


En vivo


En vivo



























