Hugogil.pt
·8 de enero de 2026
“O Benfica mereceu perder”: Mourinho sem filtros

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·8 de enero de 2026

José Mourinho, treinador do Sport Lisboa e Benfica, analisou a derrota frente ao Sporting Clube de Braga (1-3), nas meias-finais da Taça da Liga, em declarações à Sport TV, e não poupou nas críticas à exibição da sua equipa nem à arbitragem.
Análise ao encontro
«Peço desculpa ao SC Braga e ao Carlos. Não consigo dizer que o SC Braga mereceu ganhar. Tenho de dizer, isso sim, que o Benfica mereceu perder. Fizemos uma primeira parte horrível. A partir do momento em que o João Pinheiro assinala um penálti que é fora da área, em vez de haver um clique positivo, houve um clique de negatividade: nervosismo, qualidade horrível em posse de bola, perdas absolutamente incríveis», começou por afirmar.
Mourinho foi ainda mais incisivo: «O Zalazar explorou bem a profundidade e o segundo golo é inaceitável. Foi uma primeira parte horrível a todos os níveis. Com tantos erros técnicos, depois parece que há erros de análise tática, o que, na minha opinião, não aconteceu. É inaceitável em qualquer circunstância, mesmo que fosse contra o Vizela, o Seixal ou o Amora.»
Sobre a segunda parte, o técnico mostrou perplexidade: «Foi o oposto, também inexplicável. Uma equipa corajosa, agressiva, a empurrar o SC Braga para trás. Falámos disso ao intervalo. Era importante marcar primeiro. Depois, o terceiro golo é inexplicável. Quando as minhas equipas estão à procura de virar resultados, não podem cometer erros defensivos. Fizemos as substituições do Ivanovic e do Lopes Cabral para dar mais profundidade e presença na área e, numa bola parada, sofremos o terceiro golo. É a cereja no topo do bolo: quem merecia perder voltou a fazer tudo para perder.»
Ilações a retirar
«Há coisas que se dizem internamente e que não se devem dizer publicamente. Normalmente não falo no balneário depois dos jogos, hoje falei. Num tom crítico, mas calmo. Não houve portas pelo ar. Foi uma conversa — que acabou por ser um monólogo. Houve exibições individuais absolutamente inaceitáveis, que resultaram numa exibição coletiva muito fraca na primeira parte.»
Olhando para o FC Porto, no Dragão
Mourinho deixou ainda críticas claras à arbitragem e já projetou o clássico no Dragão frente ao Futebol Clube do Porto:
«Vamos jogar contra a equipa mais forte do campeonato neste momento, os pontos assim o dizem. Não sei se o João Pinheiro é assim com todos os capitães das equipas que arbitra. Tenho muitas dúvidas. Parecia quase haver vontade de expulsar o Otamendi. Se calhar é bom para o currículo dele expulsar um campeão do mundo.»
O treinador alertou ainda para as dificuldades acrescidas: «Com o António Silva de fora e o Otamendi de fora, ir jogar com o Tomás e um miúdo torna tudo mais difícil. Esperemos que o orgulho ferido e o sentimento de culpa que todos devemos sentir sirvam de motivação. Confio que os jogadores consigam tirar o melhor de si próprios.»
E concluiu: «O jogo no Dragão para o campeonato tem de ser sólido e sério. Fomos a única equipa que não perdeu contra eles na primeira volta.»









































