SportsEye
·5 de julio de 2025
O fenômeno Hércules transforma o Fluminense e agita os cofres do Fortaleza

In partnership with
Yahoo sportsSportsEye
·5 de julio de 2025
Hércules tem vivido um renascimento marcante desde sua transferência do Fortaleza para o Fluminense, destacando-se em momento decisivo da Copa do Mundo de Clubes, segundo o NE45 e apuração do Diário do Nordeste. O volante de 24 anos, natural de Jaicós (PI), deixou o clube cearense em dezembro de 2024, quando o Tricolor carioca desembolsou R$ 29 milhões por 70% de seus direitos econômicos. Fortaleza, Atlético-CE e Tiradentes ainda mantêm juntos 30% do passe, o que pode render dividendos futuros, sobretudo em caso de nova transferência.
No Fluminense, a trajetória do meio-campista foi de adaptações e desafios extracampo — ao chegar, enfrentou rumores envolvendo sua vida pessoal, e o início irregular fez com que parte da torcida questionasse a contratação. Porém, a guinada veio na reta final da preparação para o Mundial de Clubes, impulsionada pelo crescimento sob comando de Renato Gaúcho. Hércules passou a ganhar espaço no elenco e correspondeu de maneira decisiva: já havia marcado o gol da vitória sobre a Internazionale e, mais recentemente, voltou a ser protagonista ao anotar o tento do triunfo por 2 a 1 diante do Al Hilal, credenciando-se para substituir Martinelli na semifinal da competição.
O impacto esportivo se soma ao retorno para o Fortaleza no aspecto financeiro. Desde sua revelação, em 2021, após passagem por clubes locais do Ceará, Hércules virou sinônimo do trabalho estratégico do clube tricolor para valorização de ativos no mercado nacional. O valor pago pelo Fluminense representou um salto de 116 vezes sobre o investimento inicial feito pelo Fortaleza na contratação junto ao Atlético-CE. Superando inclusive negociações anteriores consideradas históricas — como a venda de Moisés ao Cruz Azul, em 2023.
No Mundial, Hércules foi titular nas três rodadas da fase de grupos do Fluminense e manteve a relevância entrando no segundo tempo contra a Inter de Milão. O gol anotado contra os italianos ampliou o destaque e internacionalizou sua visibilidade. O cenário desperta expectativas dentro do Fortaleza de um novo ciclo de receitas, já que o percentual ainda mantido pelo clube permitirá lucros adicionais caso o meio-campista desperte interesse de clubes do exterior — uma perspectiva que ganha força com o bom desempenho recente.
Para além dos números, a ascensão de Hércules é vista como espelho do processo de desenvolvimento do Fortaleza, tanto pela capacidade de formar atletas valorizados quanto pelo retorno financeiro gerado nas negociações. Internamente, há a expectativa de que o atleta possa ser protagonista de uma das maiores movimentações da história do clube e seguir influente na dinâmica do mercado brasileiro.
Fontes: NE45, Diário do Nordeste
Photo by Michael Reaves/Getty Images