Papo na Colina
·30 de septiembre de 2025
O FIM DA FÓRMULA ATUAL? Copa do Brasil pode ter final em jogo único e afetar a estratégia do Vasco

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·30 de septiembre de 2025
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se prepara para anunciar nesta quarta-feira (1º) uma reformulação significativa no calendário do futebol nacional para 2026. As alterações, que visam diminuir o número de datas, impactarão diretamente o planejamento de clubes como o Vasco. A principal e mais polêmica mudança em estudo é no formato da Copa do Brasil.
A proposta que ganha mais força nos bastidores da CBF é a de que a Copa do Brasil tenha sua final disputada em jogo único e em campo neutro, a partir de 2026, em um modelo similar ao da Libertadores. Outra alternativa em debate é manter a final em duas partidas, mas com todas as fases anteriores sendo em jogo único.
A mudança alteraria completamente a estratégia dos clubes na competição, onde o fator casa e o jogo de volta atualmente são decisivos.
As discussões acontecem justamente no momento em que o Vasco é um dos protagonistas da edição de 2025. O clube se classificou para a semifinal e enfrentará o Fluminense em duas partidas no Maracanã, nos dias 10 e 14 de dezembro. A campanha atual, com classificações heroicas nos pênaltis, pode ser uma das últimas no formato tradicional.
A decisão da copa deste ano, aliás, só foi movida para dezembro para não conflitar com a Copa Intercontinental, que pode ter a participação de um time brasileiro.
Gigante eliminou o Botafogo nos pênaltis – Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
A reformulação da CBF não para na Copa do Brasil. Os campeonatos estaduais devem ser os mais afetados, com uma redução drástica de 16 para apenas 11 datas. As Copas Verde e do Nordeste também terão novos formatos. A Série D do Brasileiro, por sua vez, deve ser ampliada de 64 para 96 clubes, enquanto a criação de uma Série E foi descartada no momento.
Pedrinho tem ótima relação com o presidente da CBF – Foto: CBF
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News