O retrospecto do City na história da Copa da Inglaterra | OneFootball

O retrospecto do City na história da Copa da Inglaterra | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Manchester City F.C.

Manchester City F.C.

·6 de enero de 2025

O retrospecto do City na história da Copa da Inglaterra

Imagen del artículo:O retrospecto do City na história da Copa da Inglaterra

No próximo sábado (11), o Manchester City recebe o Salford City, no Etihad, pela terceira rodada da Copa da Inglaterra. Quem vencer, avança para a quarta fase da competição. O duelo no Etihad começa às 17h45 (Portugal), 14h45 (Brasil).

Dono de sete títulos de Copa da Inglaterra, o City ostenta um currículo de respeito na competição. A primeira vez em que os Blues estiveram presentes foi na temporada 1892-93, e desde então o clube já disputou 387 partidas nesta que é uma das copas mais tradicionais do mundo. São 203 vitórias, 71 empates e 113 derrotas. O City já marcou incríveis 739 gols na Copa da Inglaterra, enquanto teve sua rede balançada 463 vezes.


OneFootball Videos


A primeira taça veio na temporada 1903-04. No dia 23 de abril de 1904, os Blues bateram o Bolton Wanderers por 1 a 0, com gol de Billy Meredith, para erguer a primeira Copa da Inglaterra de sua história. Desde então, o clube já venceu a competição em outras seis oportunidades, a última em 03 de junho de 2023, quando City e United se encontraram em Wembley para decidir a histórica competição. Em uma tarde de sol, brilhou a estrela de Ilkay Gundogan, que marcou dois gols (o primeiro com 13 segundos) na vitória por 2 a 1 em Londres, decretando o 7º título de Copa da Inglaterra dos Blues.

Imagen del artículo:O retrospecto do City na história da Copa da Inglaterra

Ao longo da história, 635 jogadores já vestiram a camisa azul do Manchester City em jogos válidos pela Copa da Inglaterra. O recordista, com folga, é o zagueiro Mike Doyle, com 44 partidas entre as décadas de 60 e 70. Ele atuou pelo clube por 14 temporadas e defendeu o City em 570 jogos. Dos brasileiros, Fernandinho é quem mais entrou em campo na Copa da Inglaterra, com 22 partidas. Já do atual elenco, quem lidera a lista são os meias  Kevin De Bruyne, com 30 jogos, e o português Bernardo Silva, com 27 apresentações.

E os artilheiros? Até aqui, 228 jogadores diferentes marcaram com a camisa do City na competição. Quem puxa a fila é o atacante Fred Tilson, que jogou pelo clube entre 1927 e 1938 e anotou impressionantes 22 gols na Copa da Inglaterra. O argentino Sergio Aguero é o segundo da lista, com 20 gols, impulsionado por um hat-trick em janeiro de 2014 contra o Watford, quando o ídolo do City marcou três vezes na vitória por 4 a 2. Do time atual, Phil Foden, com 12 gols, é o maior artilheiro.

Imagen del artículo:O retrospecto do City na história da Copa da Inglaterra

Entre os adversários que mais enfrentamos na história da Copa da Inglaterra, Leicester e Tottenham Hotspur ocupam as duas primeiras posições, com 15 partidas. Rivais tradicionais como Manchester United e Liverpool cruzaram nosso caminho 10 e oito vezes na competição, respectivamente, enquanto o confronto do próximo sábado será o primeiro entre City e Salford City na história dos dois clubes.

Com tanta história, não podiam faltar números também sobre os 91 estádios em que já atuamos neste campeonato mata-mata. Nossa antiga casa, Maine Road, aparece em primeiro lugar na lista, com 102 partidas. Logo depois vem o Etihad, com 38. Wembley, tradicional palco das finais da Copa da Inglaterra e muitas vezes das semifinais, já nos recebeu em 22 oportunidades.

Imagen del artículo:O retrospecto do City na história da Copa da Inglaterra

Por fim, o treinador que mais comandou o City na história da competição agora é Pep Guardiola, com 42 partidas, 35 vitórias, um empate e apenas seis derrotas. O segundo da lista é o escocês Les McDowall, que dirigiu o City entre 1950 e 1963. McDowall esteve à frente dos Blues em 36 jogos de Copa da Inglaterra, com 17 vitórias, 12 derrotas e sete empates.

Ver detalles de la publicación