Zerozero
·3 de febrero de 2026
Obed Vargas: a história do jovem do Alasca que reforçou o Atlético de Madrid

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·3 de febrero de 2026

O Alasca sempre foi um dos lugares mais fascinantes do planeta. O maior estado dos Estados Unidos em área territorial - com mais do dobro da dimensão do segundo maior, o Texas -, tem cerca de 84 por cento do seu território inabitado, fruto de condições climáticas extremas.
É um território de fenómenos únicos: no verão, há cidades onde o sol permanece visível 24 horas por dia, enquanto no inverno se registam temperaturas como os -66 ºC já medidos em Fairbanks. Quem diria que, num ambiente tão inóspito surgiria uma promessa do futebol que, esta semana, se tornou reforço do Atlético de Madrid...
Obed Vargas nasceu em Anchorage, a 5 de agosto de 2005, e tem raízes mexicanas. A cidade é a mais populosa do Alasca, com cerca de 300 mil habitantes, e é também a única do estado a formar jogadores que chegaram à Major League Soccer.
Desde cedo, Vargas foi incentivado pela família a jogar futebol. Os irmãos, Abad e Marisol Vargas, também começaram no Cook Inlet SC, uma academia local de referência na formação de jogadores. Abad, da geração de 2008, integra atualmente os escalões de formação do Seattle Sounders, no escalão sub-15, e já foi convocado para seleções jovens do México. Marisol, por sua vez, jogou na Universidade de Saint Mary, onde mais tarde assumiu funções como treinadora adjunta.
Antes do irmão, Obed mudou-se para Seattle em 2019, com apenas 14 anos, para integrar a academia do Seattle Sounders. Sempre deu passos à frente do seu tempo: foi acompanhado de perto por observadores da federação norte-americana e passou por todos os escalões de formação, dos sub-15 aos sub-20. Em paralelo, era também seguido pelo México, com a ligação familiar a pesar nas opções internacionais da família.
Com apenas 15 anos, estreou-se no Tacoma Defiance, equipa satélite dos Sounders, na USL Championship. Em 2021, tornou-se o quarto jogador mais jovem de sempre a atuar na MLS, com 15 anos e 351 dias, apenas atrás de Freddy Adu, Alphonso Davies e Matai Akinmboni — marca que mais tarde viria a ser superada por Cavan Sullivan, do Philadelphia Union.
Na estreia na MLS, Vargas tornou-se também apenas o terceiro jogador natural do Alasca a competir na liga, depois de Ely Allen e do guarda-redes Hunter Sulte, ambos de Anchorage. Ao contrário deles, porém, Obed Vargas afirmou-se.
Deixou a MLS com apenas 20 anos e um total de 100 jogos realizados, tornando-se, em 2024, o segundo jogador do Alasca a marcar um golo na competição, ao fazê-lo frente ao Philadelphia Union. Uma história improvável nascida no frio extremo, agora pronta para ganhar novos capítulos no futebol europeu.
En vivo










































