Zerozero
·24 de abril de 2025
Os três «meninos» de 2007 que Bruno Lage tem debaixo de olho

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·24 de abril de 2025
Na conferência de imprensa depois do jogo contra o Tirsense, Bruno Lage fez questão de enaltecer a formação do Benfica. O técnico português destacou catorze nomes das camadas jovens encarnadas que treinaram com a equipa principal, sendo estes: Diogo Ferreira, Diogo Spencer, Gonçalo Oliveira, Gustavo Marques, Rui Silva, João Fonseca, Francisco Domingues, Tiago Parente, Rafael Luís, Tiago Freitas, Francisco Neto, Eduardo Fernandes, Gustavo Varela e José Melro.
Estes jovens têm entre 18 e 23 anos e têm potencial para fazer parte da equipa principal das águias no futuro, segundo Lage. Neste artigo, o zerozero decidiu focar-se no trio de mais jovens, nascidos em 2007: Diogo Ferreira, Rui Silva e Eduardo Fernandes.
Estes três jogadores fizeram parte da equipa portuguesa que chegou à final do Europeu Sub-17 de 2024, tendo os «rivais» Rodrigo Mora e Geovany Quenda como principais companheiros de equipa.
Diogo Ferreira é um guarda-redes de 18 anos que milita nos sub-19 da formação encarnada. Com 191 cm de altura, destaca-se pela sua agilidade e rapidez ente os postes. A sua estatura beneficia-o nos duelos aéreos e costuma sair bem da baliza. O jogo de pés é algo a evoluir, mas o guardião tem potencial para afirmar-se na Luz ou noutro clube, como mostrou no Europeu do verão passado. Nesta temporada, conta com 21 aparições pelo Benfica, divididas entre a equipa B e juniores.
Na defesa, Bruno Lage mencionou, entre outros, Rui Silva. Esta época, o defesa central participou em 21 jogos da equipa sub-23 das águias, incluindo três partidas na UEFA Youth League. Tendo assinado contrato profissional em maio do ano passado, o central já conta com um título nacional de Juniores B, em 2022/23.
Em entrevista ao nosso portal - veja AQUI -, antes do Euro sub-17, comparou-se a Rúben Dias e perspetivou evoluir de forma significativa nos próximos anos.
Para terminar, Eduardo Fernandes. Com 11 golos em 34 jogos pelo Benfica esta época, a contribuição ofensiva do nortenho é digna de registo.
O extremo junta físico a velocidade. Tem alinhado mais pelos Sub-19, mas já mostrou rendimento na Liga Revelação, com duas assistências em 30 minutos frente ao Estrela da Amadora.
Três dos vários nomes que Bruno Lage segue atentamente na formação. A ter debaixo de olho!
*por Henrique Martins