
Gazeta Esportiva.com
·14 de agosto de 2025
Palmeiras aposta em ótimo retrospecto contra times peruanos para abrir vantagem na Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·14 de agosto de 2025
O Palmeiras inicia sua trajetória no mata-mata da Copa Libertadores 2025 nesta quinta-feira. O Verdão visita o Universitario, do Peru, a partir das 21h30 (de Brasília), no Estádio Monumental de Lima, na capital peruana. Este será o primeiro jogo da eliminatória.
O Palmeiras quer afastar de vez o fantasma da eliminação para o rival na Copa do Brasil e vai em busca da vitória no Peru para largar em vantagem no confronto. Para isso, o Alviverde aposta no ótimo retrospecto que defende contra times peruanos, sobretudo na Copa Libertadores.
Segundo dados da plataforma Ogol, o Palmeiras já enfrentou equipes peruanas em jogos oficiais em 20 ocasiões. O Verdão possui números excelentes: são 17 vitórias, um empate e somente duas derrotas, o que totaliza impressionantes 86,6% de aproveitamento. Foram 59 gols marcados e apenas 15 sofridos.
Neste recorte, o Palmeiras já esteve frente a frente com seis times peruanos. São eles: Sporting Cristal, FBC Melgar, Alianza Lima, Sport Áncash, Sport Boys Callao e, por fim, o próprio Universitario.
De modo geral, o torcedor palmeirense tem boas lembranças de duelos contra equipes do Peru em competições internacionais. A equipe alviverde não sabe o que é perder para um time do país desde 2013, quando foi derrotado por 1 a 0, fora de casa, pelo Sporting Cristal.
Os adversários peruanos mais enfrentados pelo Verdão foram Alianza Lima, Sporting Cristal (quatro jogos contra cada) e Universitario (seis partidas contra o rival desta quinta-feira). Com o confronto eliminatório das oitavas, o Universitario será, de longe, o a time do Peru que mais enfrentou o Palmeiras.
O retrospecto diante do Universitario também é positivo. Em seis jogos, o Alviverde somou cinco vitórias e amargou apenas uma derrota – ainda em 1979. De lá para cá, foram só resultados favoráveis.
Nos últimos anos, o Palmeiras tem mostrado ainda mais superioridade contra times peruanos e conquistou algumas vitórias de destaque. Em 2019, por exemplo, a equipe palmeirense venceu o Melgar fora de casa, por 4 a 0, graças a gols de Gustavo Gómez (2x), Scarpa e Moisés, ainda na fase de grupos da Libertadores.
Dois anos depois, no Monumental de Lima, o Palmeiras visitou o Universitario e saiu vitorioso por 3 a 2, também na primeira fase da Libertadores. Em seguida, no Allianz Parque, o Verdão goleou o mesmo rival por 6 a 0. Viña, Zé Rafael, Gustavo Gómez, Willian e Rony (2x) balançaram as redes no triunfo.
O mais recente confronto diante de um time peruano aconteceu pela atual edição da Libertadores. O Palmeiras recebeu o Sporting Cristal e ganhou por goleada, novamente por 6 a 0, com gols de Estêvão, Flaco López (2x), Raphael Veiga, Paulinho e Facundo Torres.
Agora, o Palmeiras espera fazer valer o ótimo retrospecto diante de equipes do Peru para tentar vencer o jogo de ida e largar em vantagem nas oitavas da Libertadores. O Verdão terá a oportunidade de fazer um “teste” no Monumental de Lima, que será palco da decisão do torneio continental.