Jogada10
·16 de febrero de 2026
Palmeiras busca empate contra o Guarani e encara o Capivariano nas quartas do Paulistão

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·16 de febrero de 2026

Palmeiras e Guarani empataram por 1 a 1 neste domingo (15), na Arena Barueri, em jogo válido pela oitava e última rodada da primeira fase do Paulistão. Lucca abriu o placar para o Bugre no início do segundo tempo e Flaco López empatou para o Verdão na segunda etapa. O duelo ficou marcado pela pressão forte dos donos da casa, que exigiu grandes defesas do goleiro adversário, Caíque França.
Com este resultado, o Palmeiras terminou a primeira fase do Paulistão na segunda posição, com 16 pontos, empatado com o Novorizontino. O Tigre, no entanto, terminou na ponta da tabela por ter melhor saldo que o Verdão (seis gols positivos contra um). Assim, o Verdão encara o Santos, que terminou em sétimo na classificação geral, nas quartas de final do torneio.
O Guarani, por sua vez, acabou eliminado da primeira fase. O Bugre terminou a fase de classificação com 12 pontos, na nona posição, empatado com o Santos. O Peixe, no entanto, também tem saldo melhor que o time de Campinas (cinco positivos contra um negativo) e, por isso, acabou tirando com a última vaga do Guarani.
O Palmeiras tentou se impor nos primeiros minutos de jogo, mas acabou surpreendido pelo Guarani, que aproveitou sua primeira chance de ataque. O lance começa com um chute da entrada da área de Lucca, exigiu boa defesa de Carlos Miguel. O goleiro do Verdão ainda fez mais uma ótima defesa na sequência, quando Kauê pegou o rebote e finalizou de muito longe. Mas no segundo rebote, Lucca aproveitou melhor a oportunidade e colocou o Guarani na frente.
O que se viu a partir daí foi uma pressão fortíssima do Palmeiras. Prova disso é que a equipe, dessa vez comandada por João Martins, auxiliar de Abel Ferreira (suspenso), terminou a primeira etapa com 75% de posse de bola e 11 finalizações. Vale destacar, no entanto, que o Bugre não aceitou a pressão dos donos da casa e arriscou nos contra ataques, terminando a primeira etapa com oito chutes. Mas as principais oportunidades da primeira etapa foram do Verdão mesmo.
A principal delas veio aos 19 minutos, quando Flaco López escorou para Maurício cabecear à queima-roupa, em direção ao chão, como manda o manual. O meia, contudo, parou em grande defesa do goleiro Caíque França. Foram chutes de fora da área, de bola parada, mas a segunda chance mais perigosa do Verdão foi já no final do primeiro tempo, quando Giay recebeu passe em profundidade de Fraco López e cruzou rasteiro para o meio da área. Vitor Roque se jogou na bola, esticou o corpo, mas não conseguiu colocar a bola para dentro.
Assim, o Palmeiras foi para o intervalo com placar adverso e a sensação de que merecia melhor sorte.

Lucas Evangelista em ação no duelo entre Palmeiras x Guarani pelo Paulistão – Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Na volta para o segundo tempo, o Palmeiras manteve a postura agressiva, mas seguiu sem conseguir converter as chances que criava. Assim, a partir dos 10 minutos, João Martins começou a colocar em campo os titulares da equipe, que foram poupados e estavam no banco de reservas. Inicialmente, entraram Allan e Marlon Freitas nos lugares de Emiliano Martínez e Maurício, respectivamente, para adicionar qualidade de passe e drible à equipe.
Antes mesmo dos 20 minutos, foi a vez de Andreas Pereira e Piquerez entrarem em campo, nos lugares de Lucas Evangelista e Jefté. E o Palmeiras, que já fazia uma pressão muito forte, passou a ser ainda mais perigoso nas bolas paradas. Aos 21, Andreas cobrou escanteio do lado direito em direção à segunda trave, e Gustavo Gómez desviou para fora.
Poucos minutos depois, aos 28, novo escanteio, dessa vez do lado esquerdo, que exigiu a saída de Caíque França. No rebote, Sosa finalizou da marca do pênalti e parou novamente em grande defesa do goleiro. Com titulares em campo, o gol do Verdão ia ficando cada vez mais maduro, mesmo com o Guarani preparado para matar o jogo no contra-ataque.
Aos 31 minutos, veio finalmente o empate do Palmeiras. Bruno Fuchs deu um belo lançamento nas costas da defesa do Guarani e encontrou Sosa em profundidade. O paraguaio ajeitou de cabeça para o meio da área e encontrou Flaco López, que empurrou para dentro e marcou seu quinto gol em 2026. O argentino é o artilheiro do Verdão na temporada. Assim, o placar terminou em igualdade, em um duelo em que o Alviverde merecia melhor sorte pela quantidade de chances criadas.
No final do jogo, Vitor Roque recebeu lançamento próximo à linha de fundo, tentou proteger a bola e acabou sofrendo falta. O lance, no entanto, acabou em confusão generalizada. No meio da briga, João Martins e Matheus Costa, os treinadores das duas equipes, acabaram se envolvendo em discussão e terminaram expulsos do jogo.
Na ida ao vestiário, os dois seguiram discutindo e tiveram que ser apartados por seguranças na entrada do túnel dos vestiários. Aproveitando a confusão, a torcida do Palmeiras entoou gritos de “eliminado” para provocar o time do Guarani.
O Palmeiras volta a campo no próximo final de semana, pelas quartas de final do Paulistão. A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda não definiu as datas e horários dos duelos, mas a próxima fase do estadual está prevista para os dias 21 e 22 de fevereiro. O Verdão enfrenta o Capivariano, sétimo colocado na classificação geral, na primeira fase do mata-mata.
Campeonato Paulista – 8ª rodada Data e horário: 15/2/2026 (domingo), às 20h30(de Brasília) Local: Arena Barueri, Barueri (SP) Público presente: 11.019 pessoas Renda: R$ 407.790,00 Gols: Lucca, 8’/1ºT (0-1); Flaco López, 32’/2ºT (1-1) PALMEIRAS: Carlos Miguel; Giay (Felipe Anderson, 30’/2ºT), Gómez, Fuchs e Jefté (Piquerez, 19’/2ºT); Martínez (Allan, 10’/2ºT), Evangelista (Andreas Pereira, 19’/2ºT), Maurício (Marlon Freitas, 10’/2ºT) e Ramón Sosa; Flaco López e Vitor Roque. Técnico: João Martins. GUARANI: Caíque França; Raphael, Maurício Antônio, Jonathan Costa e Emerson; Willian Farias, Nathan Melo (Ralf, 30’/1ºT) e Kauã (Fabricio Dias, 35’/2ºT) Jesus; Parede (Hebert, 24’/2ºT), Mirandinha (Dentinho, 35’/2ºT) e Lucca (Kewen, 35’/2ºT). Técnico: Matheus Costa. Árbitro: João Vitor Gobi (SP) Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Denis Matheus Afonso Ferreira (SP) VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP) Cartões Amarelos: Jefté, Bruno Fuchs (PAL); Willian Farias, Ralf, Caíque França, Fabricio Dias (GUA) Cartões Vermelhos: João Martins (Palmeiras, aos 52’/2ºT) e Matheus Costa (Guarani, aos 52’/2ºT)









































