Zerozero
·27 de noviembre de 2025
Pedro Proença e a evolução do futebol português: «Há uma nova cultura de vitória»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·27 de noviembre de 2025

Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), juntou-se, esta quinta-feira, à Seleção Nacional sub-17 no Catar, que disputará a final do Mundial contra a Áustria. Depois de cumprimentar todos os elementos da comitiva portuguesa, falou aos jornalistas presentes no hotel da equipa, onde destacou o espírito dos jovens jogadores.
«A equipa está muito animada. São jovens que, após um percurso que eu diria imaculado, têm hoje a noção de que podem fazer história. Podermos ser novamente campeões do mundo, 34 anos depois, mas muito mais do que isso, é assegurar o futuro do futebol português. Isso é algo que já conquistámos», começou por declarar o dirigente.
«Nada disto acontece se os clubes não investissem o que investem nas suas academias e no desenvolvimento do talento. Este trabalho só é possível porque os clubes o fazem», explicou também.
O presidente enalteceu ainda o trabalho desenvolvido pelas administrações anteriores da FPF, referindo que a atual direção deu continuidade ao processo: «O futebol português tem muitíssima qualidade. Não é por acaso que um país pequeno consegue produzir tanto talento. Isto acontece porque, ao contrário do que muitos dizem, somos organizados e sistematizados.»
«Há efetivamente uma nova cultura de vitória. Sempre que Portugal entra numa competição, é candidato a ganhar. Penso que isto representa uma mudança de página, que tem sido reforçada pelos títulos que conquistámos nos últimos meses, elevando o ego de todos os portugueses», concluiu.
A partida está marcada para esta quinta-feira, às 16h, em Doha - pode acompanhar ao minuto aqui.









































